Desde o mês de novembro de 2011 o volume de chuvas registrado em São Domingos fica abaixo das médias históricas. A média histórica do mês de dezembro no município é de 190 milímetros. Porém, de acordo com o CIRAN, no mês de novembro o volume de chuvas atingiu 128,6 milímetros e dezembro haviam sido registrados apenas 51,6 milímetros de chuvas.
Isso tem despertado a preocupação das autoridades municipais, que precisam buscar respostas para as demandas principalmente das famílias agricultoras que sofrem com o racionamento da água.
Ainda no final do ano passado, após análise dos dados, os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil recomendaram ao poder executivo a decretação da Situação de Emergência, pois o município possui a base econômica fortemente enraizada na atividade agrícola. No dia 30 de dezembro de 2011 o prefeito Alcimar de Oliveira, o Kiko, decretou Situação de Emergência pelo período de 90 dias.
De acordo com os dados da Defesa Civil, levantados no final de 2011, a estiagem iniciada ainda no mês de novembro de 2011 ocasionou perdas na produção agrícola e na pecuária: 50% no feijão, 35% no milho, 20% na soja e 20% na produção leiteira. Porém, as poucas chuvas registradas no mês de janeiro provocaram o agravamento da situação, o que pode elevar estes números das perdas. Atualmente esta falta de chuvas obrigou as autoridades a viabilizarem alternativas imediatas como a distribuição de água com "caminhões pipas" principalmente em propriedades do interior para o rebanho de animais.
Dos dias seis a dez de fevereiro, o prefeito Kiko esteve em Brasília para mais um roteiro de reuniões e audiências nos ministérios do Governo Federal. Neste sentido, ele aproveitou a oportunidade para manter audiências e levar a situação da estiagem que castiga o município de São Domingos para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Secretaria Nacional de Defesa Civil e para a Ministra das Relações Institucionais Ideli Salvati. O prefeito Kiko busca a sensibilização das autoridades federais para encontrar alternativas de amenizar as perdas e também programas para que o agricultor possa acessar com o objetivo de prevenir prejuízos neste tipo de situação.
Cleberson Marcon – Ascom São Domingos