O coordenador da Comissão de Eventos, Dioney Lorenci, apresentou à imprensa o II FEMI em Canto (Festival da Canção FEMI 2012), que não era realizado desde 2002. O festival acontece nos dias 29, 30 e 31 de março, no Ginásio Municipal Ivo Sguissardi. Lorenci destaca que as pré-inscrições já demonstram que o festival deverá ter mais de 100 inscritos, entre profissionais e amadores.
As inscrições, que são gratuitas, estarão abertas de 15 de fevereiro a 15 de março e podem ser feitas pelo site http://www.femi.com.br/, através do link FEMI em Canto, ou pelo e-mail festival@femi.com.br.
Serão distribuídos de mais de R$ 10 mil em prêmios na categorias popular e sertanejo. A banda Zatter, eleita a melhor banda do Sul de acompanhamento de festivais, vai animar os três dias do festival.
O FESTIVAL
Lorenci enfatiza que nos dias 29 e 30 a entrada será gratuita. Já no sábado, dia 31, será cobrada a entrada, no valor de R$ 10 e, após a final do festival, haverá baile com a banda Zatter. "Queremos proporcionar uma oportunidade dos cantores, profissionais e amadores, de mostrar seu talento", destaca o coordenador de Eventos.
Cada candidato poderá inscrever apenas uma música, que deve ser escolhida no ato da inscrição. "Estamos cuidando para que as canções não sejam repetidas. Haverá uma comissão para avaliar isso", disse Dioney Lorenci.
Para a final, no sábado, dia 31, serão selecionados 40 cantores. Para escolher os vencedores, sete jurados farão parte da equipe.
PALCO MULTICULTURAL
De 15 de fevereiro a 12 de março estarão abertas as inscrições para os artistas interessados em participar do Palco Multicultural, que este ano ficará ao lado do palco principal no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.
De acordo com o coordenador do Palco Multicultural, Elias Bortoluzzi Collet, as inscrições podem ser feitas através do site http://www.femi.com.br/ ou pelo e-mail palcocultural@femi.com.br. A divulgação das bandas selecionadas será feita no dia 26 de março.
O objetivo, segundo Collet, é aproveitar o público que vai ao parque para ver os shows nacionais para divulgar o trabalho das bandas locais e regionais. "Queremos estabelecer critérios de apresentação para valorizar nossos artistas", destacou.
Solange Oro – Ascom Xanxerê