O CRAS foi implantado em Vargeão no ano de 2009 e desde então muitas atividades foram desenvolvidas pelos profissionais em busca de uma melhor qualidade de vida para a população considerada de risco, ou seja, em vulnerabilidade social que engloba desde problemas de saúde, escolares ou de extrema pobreza. O CRAS trabalha com ações de prevenção junto a população, através da Proteção Social Básica junto ao Programa de Atenção Integral a Família – PAIF.
As atividades são tão abrangentes que envolvem vários segmentos da sociedade, como por exemplo, o projeto mulheres empreendedoras, que consiste em oferecer cursos profissionalizantes, palestras e treinamentos criando oportunidades de trabalho e renda. Outro projeto que o CRAS desenvolve é com o Grupo de Gestantes em parceria com a secretaria de saúde, no preparo psicológico e educacional das futuras mamães. Com a terceira idade, o CRAS juntamente com a Secretaria de Assistência Social também realiza muitas atividades. Os três grupos que existem no município com aproximadamente 180 idosos, se reúnem mensalmente e quinzenalmente para discutir as atividades e recebem apoio e incentivo integral de toda equipe do Governo Municipal.
Para as crianças o CRAS trabalha com o Projeto Brinquedoteca Etinerante, que atende crianças de 0 a 6 anos, acompanhando os profissionais e chegando aos bairros e comunidades onde são realizadas as atividades. O objetivo é levar o lúdico no momento em que as mães ou responsáveis estão participando de cursos ou oficinas de capacitação profissional.
Para os adolescentes, é realizado o Programa Jovem e Criança Consciente Transforma a Comunidade. O programa conta com a parceria do Departamento de Cultura, com a oferta de aulas e cursos de canto, dança, violão, informática entre outros já realizados e previstos para este ano. E ainda, o CRAS coordena o Projeto Cantinho dos Amigos Especiais o qual consiste em acompanhar as pessoas portadoras de deficiência, trabalhando atividades de cultura, lazer e socialização, além de ações lúdicas e educativas dentro e fora da sala de aula.
Como forma de reconhecimento pelo serviço prestado à comunidade considerada de risco social avaliado pelo índice de complexidade, atingindo uma pontuação positiva devido à boa gestão e o compromisso social, o CRAS de Vargeão recebeu um incentivo financeiro de R$ 3 mil do Governo Federal para auxiliar nos programas e ações do Centro de Referência. Os recursos foram depositados em duas datas diferentes e serão utilizados na manutenção e na criação de novas ações junto ao CRAS.
O CRAS é coordenado pela Assistente Social Maridalva Colpani que também é Gestora dos Programas Sociais da Secretaria de Assistência Social e conta com a colaboração da Assistente Social Mariaelena Marini Ribeiro, da Psicóloga Sidiane Waess Felipe e da auxiliar administrativa Graziele Piovezani Bender. O CRAS atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min, junto ao prédio da Secretaria Municipal de Educação no Centro Educacional Meteoro de Vargeão.
Giovani Wilmsen – Ascom Vaegeão