O Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária pela primeira vez vai beneficiar as mulheres xanxerenses. A campanha, que será realizada de 05 a 09 de março, possibilitará a reconstrução mamária de mulheres que foram vitimadas pelo câncer de mama e tiveram que fazer a retirada do seio.
Na região Oeste, os procedimentos serão realizados em Xanxerê no dia 06 e em Chapecó no dia 08. Em Xanxerê, os médicos, cirurgião plástico Rafael Tirapelle e a ginecologista e mastologista, Mara Gritti, farão as cirurgias no Hospital Regional São Paulo.
Serão operadas três pacientes em Xanxerê e duas em Chapecó. As pacientes selecionadas passaram pelo ambulatório de Mastologia no PAM. As mulheres têm entre 20 e 40 anos e estavam na fila de espera há algum tempo. O procedimento cirúrgico deve demorar cerca de duas horas e, de acordo com o médico Rafael Tirapelle, várias técnicas devem ser aplicadas na cirurgia.
IMPORTÂNCIA DA AÇÃO
A mastologista Mara Gritti destaca que esta ação é muito importante para as pacientes, pois está descentralizando um serviço que até era oferecido apenas na capital do estado. "A reconstrução da mama é muito importante, pois a perda da mama compromete o lado emocional, a autoestima e a sexualidade da mulher. E com esta melhora ela pode enfrentar melhor a doença, motivando-a a viver e encarar a doença de frente", ressalta a médica.
O cirurgião plástico Rafael Tirapelle é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a ginecologista e mastologista, Mara Gritti, é membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Solange Oro – Ascom Xanxerê