You are currently viewing Estiagem provoca queda de até 40% na produção agrícola em Abelardo Luz

Estiagem provoca queda de até 40% na produção agrícola em Abelardo Luz

Os efeitos da estiagem prolongada ainda são visíveis nas principais atividades agrícolas de Abelardo Luz. Mesmo com a volta da chuva, a queda da produção deve chegar a 10% nas lavouras de soja e até 40% por hectare nas plantações de fumo, feijão e milho.

Uma das atividades mais prejudicadas é a produção leiteira que no período mais crítico, que foi de 1º de novembro a 30 de dezembro de 2002, sofreu queda de 40%. Segundo levantamento da Epagri, os prejuízos somente na atividade leiteira neste período chegam a R$ 640 mil, que somada as demais devem passar de R$ 30 milhões.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Avelino Andretta, a estiagem afetou diretamente duas mil famílias de pequenos agricultores de Abelardo Luz, mais de 50% do total. Isso levou o município a decretar situação de emergência, somando-se a dezenas de outros municípios que também acumulam grandes prejuízos com a falta de chuva.

As propriedades rurais mais prejudicadas em Abelardo Luz ficam nas comunidades de Alegre do Marco, Canhadão, Passo das Antas e Linha Laranjal. A secretaria de Agricultura está disponibilizando máquinas aos agricultores para abertura de fontes de água e bebedouros para os animais. Também antecipou o serviço de hora/máquina para produção de silagem com o milho afetado pela estiagem.

Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz