You are currently viewing Ponte Serrada terá um hospital público municipal

Ponte Serrada terá um hospital público municipal

Será a maior obra pública já construída no município de Ponte Serrada e a realização de um anseio da comunidade. O prefeito de Ponte Serrada Antoninho Rossi e o vice-prefeito Tibe assinaram, na tarde de segunda-feira (12), o convênio para a construção do hospital público municipal. A obra, que terá um custo superior a quatro milhões de reais será construída com apoio do governo do Estado de Santa Catarina.  

O convênio foi assinado na Secretaria de Estado da Saúde, com o secretário da pasta, Dalmo Claro de Oliveira e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Carlos Colatto. O ato foi  prestigiado por um grupo de lideranças locais de Ponte Serrada que acompanhou prefeito e vice a Florianópolis. Logo após a assinatura do convênio, na sede do governo, o grupo foi recebido pelo governador Raimundo Colombo, no Palácio da Agronômica. O Estado atende a uma solicitação que é de todos os ponteserradenses", afirmou o prefeito Antoninho.

A obra terá um custo aproximado em 4.600.000,00. Sendo que, deste valor, três milhões serão repassados pelo governo do Estado e o restante será a contrapartida da prefeitura. O hospital público municipal será construído no Bairro São Sebastião e terá uma área de 1.800m2. No local, a obra de terraplanagem já está concluída e segundo o vice-prefeito Tibe a construção deve iniciar já no primeiro trimestre de 2012. 

O município de Ponte Serrada, hoje com população de aproximadamente onze mil habitantes, terá, pela primeira vez, um hospital público municipal. No passado, existiram dois hospitais, ambos particulares, mas com convenio com a prefeitura e Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, atualmente apenas um está em funcionamento e realiza apenas determinados procedimentos de baixa complexidade. Até mesmo a realização de pequenas cirurgias precisa ser encaminhada aos municípios vizinhos.

"Precisamos possibilitar que os ponteserradenses tenham um atendimento ampliado na área da saúde, este é nosso compromisso e investir em saúde é garantir a melhoria da qualidade de vida de todos", ressaltaram Antoninho e Tibe. Prefeito e vice também reforçaram a importância do trabalho dos deputados Gelson Merisio, presidente da Assembleia, e Moacir Sopelsa, na formalização do convênio para a construção do hospital. As tratativas junto ao governo, bem como a elaboração e aprovação de projetos para a obra começaram logo no início desta gestão. O processo licitatório para a construção da obra já foi lançado e está programada para dia 18 de janeiro a abertura das propostas das empresas inscritas. Tão logo os trâmites legais do processo licitatório sejam conclusos, a obra será iniciada.

Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada