Um sonho de mais de 20 anos da comunidade noroeste catarinense, especialmente, da comunidade são-dominguense pode se tornar realidade. Na última quinta-feira (08) aconteceu no Centro de Múltiplo Uso, às 19h, uma audiência pública articulada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a empresa Prosul, contando com o apoio do Governo Municipal. A audiência teve por objetivo discutir o projeto técnico de asfaltamento da SC 466 que liga São Domingos até o estado do Paraná, passando pelo Distrito de Vila Milani, região norte do município.
Na oportunidade o engenheiro da Prosul Osvaldo Koguri juntamente com o engenheiro do Deinfra, Carlos Ferrari, detalhou o projeto técnico que prevê a pavimentação da SC 466. Além disso, os engenheiros também abriram espaço para a comunidade, que lotou o Centro de Múltiplo Uso, fazer questionamentos, que foram respondidos pela equipe do Deinfra e da Prosul. O projeto elaborado e apresentado contempla a pavimentação asfaltica de 23,796 quilômetros e fará a ligação de São Domingos com cidades paranaenses como, por exemplo, Mariópolis e Pato Branco. O traçado original da rodovia sofreu pequenas alterações ao longo do percurso para respeitar principalmente questões ambientais.
Projeto técnico
Além do asfaltamento dos 23,796 quilômetros, esta previsto no projeto nas proximidades do Km 15 um entroncamento com contorno viário para desviar o trânsito pesado do centro da cidade. O contorno passará nas proximidades da cidade pelas comunidades de Polvarinho, Nova Arvorezinha e Nossa Senhora dos Navegantes, comunidade onde o contorno vai encontrar a SC 480 na saída para o município de Ipuaçu. Ao longo da rodovia também está contemplada a construção de 40 abrigos de passageiros, construção de um novo posto da Cidasc, ponte sobre o Rio Jacutinga e 7,490 metros de terceira faixa, o que representa quase um terço da SC 466 com faixa adicional para ultrapassagens.
Trafego de veículos
A pavimentação asfaltica da SC 466 está orçada pelo Deinfra na casa do R$ 53.669,95 e a obra poderá ser incluída no chamado "BID 6", que é o sexto financiamento do Governo Estadual junto ao Banco Interamericado de Desenvolvimento. Se o projeto for incluído no financiamento a previsão de início da obra é em 2013 e a conclusão em 2015. De acordo com o Deinfra atualmente passam pela via 469 veículos por dia. Com o asfaltamento as projeções apontam que este número em 2015 será de 1.998 veículos dia, principalmente veículos de carga pesada como caminhões e carretas.
Otimismo
Para o engenheiro do Deinfra, Carlos Ferrari, o projeto técnico foi desenvolvido da melhor maneira possível e foi incluso no "BID 5" que é um ponto positivo para a inclusão no "BID 6" visando a execução do asfaltamento. Ele também apontou o contorno viário como outro aspecto positivo do projeto, que desvia o trânsito pesado do centro da cidade e oferece qualidade de vida para a comunidade mesmo com o aumento significativo no trafego de veículos pela SC 466. O prefeito Alcimar de Oliveira, o Kiko, tem acompanhado de perto o trabalho do Deinfra e disse que não vai medir esforços para que se concretize a obra. "A comunidade vive um sonho e nós vamos trabalhar para que isso se torne realidade", resumiu.
Envolvimento de lideranças
A audiência pública da quinta-feira (08) contou com a presença de diversas lideranças políticas e comunitárias do município de São Domingos. Estiveram presentes o prefeito Alcimar de Oliveira, o vice-prefeito Jacir Picoli, vereadores, secretários municipais, representantes de sindicatos, associações e entidades do município. Além disso, produtores rurais da região do Distrito da Vila Milani, por onde a SC 466 passa, participaram e destacaram a importância do asfaltamento.
Cleberson Marcon – Ascom São Domingos