O Secretário Municipal de Saúde de Ipuaçu, José Leonir da Silva, trabalha há mais de 18 anos como profissional na área e sabe das responsabilidades que lhe cabem no comando da secretaria. "Em 2009, quando fui procurado pelo atual Prefeito para ser Secretário, ouvi dele as seguintes palavras: ‘José Leonir, a Secretaria da Saúde é uma pasta muito importante e eu estou conduzindo ela com controle de gastos, com economia, e ela está andando bem, preciso de você, mas que você venha para somar e faça até melhor do que eu'", conta Leonir.
Ele prossegue dizendo: "abracei essa causa juntamente com o Prefeito e disse a ele: Certamente Prefeito, em primeiro lugar quero lhe agradecer por confiar em minha pessoa e estou contigo para lhe ajudar a conduzir os trabalhos e também atender a população do Município de Ipuaçu, e melhorar as condições de Saúde do nosso povo. E de fato dali para cá conseguimos melhorar ainda mais a qualidade do atendimento a nossa população".
Único plantão noturno
As melhorias, detalha Leonir, vieram de várias formas: "Mudamos os horários de atendimento ao público, que passou a ser das 07h da manhã até às 22h, com uma equipe de profissionais voltada exclusivamente ao atendimento da população. Somos o único Município da região do Oeste de Santa Catarina com menos de dez mil habitantes que mantém Plantão Médico na Unidade no horário noturno, com internações para observações e Fluidoterapia medicamentosa na Unidade. Diminuímos assim as correrias para os hospitais da nossa região, onde muitas vezes as pessoas levavam mais de quatro horas para serem atendidas e nem medicamento ganhavam, porque voltavam no outro dia com a receita para pegar o remédio na Unidade de Ipuaçu, e hoje são atendidas em menos de cinco minutos.
Não usamos limite de fichas para os atendimentos médicos em nenhuma das Unidades de Saúde do Município, disponibilizamos mais de 500 itens de medicamentos gratuitos à população, inclusive medicamentos de uso controlado e de alto custo.
Sem demanda reprimida
Segundo o Secretário Leonir, Ipuaçu hoje trabalha com todos os programas da Atenção Básica (AB), tem atendimento humanizado aos portadores de CA e demais doenças Crônicas, além de oferecer transporte gratuito para os pacientes para qualquer lugar do Brasil. Estes são encaminhados via TFD (Tratamento Fora de Domicilio), com alimentação e estadia gratuita na Capital Florianópolis.
"Oferecemos consultas e exames especializados nas mais diversas áreas como Ressonância Magnética (media 32 por mês), Tomografias, Mamografias, densitometria óssea, RX simples e especializado, inclusive o Panorâmico, ultrassom simples e Morfológica, eletroencefalograma, eletrocardiograma (este realizado na unidade de Ipuaçu), Teste Ergométrico, Mapa 24 horas, exames laboratoriais de todos os segmentos, cateterismo cardíaco, holter 24 horas, papanicolau, teste do pezinho, teste da orelhinha, Logoaudiometria, impedancioaudiometria, exame do Bera, Anatomo e Cito Patológico, Urografia Excretora, RX de Trânsito Intestinal, Cistoscopia, Endoscopia, Colposcopia, Colonoscopia, e todas as Vacinas do PNI (Plano Nacional de Imunização) na qual não contamos com nenhum tipo de demanda reprimida na Secretaria, fechando assim o ano de 2011 com chave de ouro", afirma o secretário
Atendimento de 100% da saúde indígena
Outra grande conquista da Secretaria da Saúde veio com atendimento Odontológico gratuito para todas as faixas etárias na cidade e no interior, inclusive com RX periapical, e distribuição de Próteses odontológicas gratuitas através CEO (Centro Especializado em Odontologia). "Aumentamos o valor da contribuição do Consórcio CIS-AMOSC de R$ 1.400,00 para 10.400,00 reais. Contemplamos quatro Ipuaçuences com próteses mecânicas de alto custo, dois de membro superior (braço) e dois de membro inferior (perna).
Adquirimos novos veículos para transporte coletivo, e estamos com projeto e obra Licitada para Construção da nova Unidade Básica de Saúde da Comunidade de Samburá", informa Leonir. Segundo ele, outro projeto aprovado e em andamento prevê "a construção do novo Bloco de Unidade de Saúde na Sede do Município. Atendimento 100% da Saúde indígena com Equipe de Saúde da Família e Veículo 24 horas dentro da reserva indígena com três aldeias com Unidade Básica de Saúde atendida pelo Município de Ipuaçu".
O Secretário Leonir lembra que a área de saúde de Ipuaçu oferece ampla assistência à saúde, totalmente gratuita: "Oferecemos ainda serviços médicos gratuitos nas seguintes especialidades: Ortopedista, Otorrinolaringolorogista, Cardiologista, Ginecologista, Clinico Geral, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Assistente Social junto a Secretaria de Saúde, Farmacêutico, Psicólogo, Oftalmologista, Dermatologista, Urologista, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem".
Programas, Ações e procedimentos
Com profissionais e estrutura, a Secretaria de Saúde oferece uma ampla gama de serviços, enumera o secretário: "Temos agentes de Saúde Bucal, Agentes de Copa e Limpeza, Recepcionistas, duas Equipes de Saúde da Família com 11 ACS cada uma delas com cobertura 100%, duas Equipes de Saúde Bucal com cobertura 100%, Programa NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Programa de Alcoolismo (inclusive com internação gratuita para recuperação), Grupos de Hipertensos, Diabéticos, Saúde Mental, Gestantes, Programa de Prevenções (Saúde do Homem, Câncer de Mama, DSTs, Aids, Outubro Rosa, Doadores de Sangue, Tabagismo, Caminhada Saudável, Terapia Comunitária, Oficinas de Apoio Familiar, coleta seletiva do lixo na cidade e no interior, Serviços de Vigilância Sanitária".
Leonir reforça que outras ações permanentes também são mantidas pela Secretaria da Saúde de Ipuaçu: "Temos auxílios óculos, passagens, Fraldas Descartáveis, Leite especial para crianças menores de um ano (que deixou de ser distribuído parcialmente pela Assistência Social segundo critérios de lei). Cirurgias especializadas como as de Ortopedia, colecistectomia, herniorrafia, Cardíaca, Laqueaduras, Buco Maquixilo, Vasectomia, tiramos pacientes com mais de dez anos da fila de espera, tanto para as cirurgias quanto para exames de alto custo, além de todo serviço de marcação de Consultas Especializadas para fora do Município, Triagem completa, Curativos Domiciliares, Apoio a Eventos, Distribuição de Material Ortopédico completo (meia elástica, andadores, muletas, tipóias especializadas, atendimento de fisioterapia à domicilio), distribuição Gratuita de Medicamentos (Farmácia Básica e especializados de alto custo), Regulação, Avaliação e Monitoramento". Para o secretário Leonir, "muito mais se faz pela Saúde dos Ipuaçuenses: Cursos de Aperfeiçoamento Gratuitos para toda a Equipe como: Urgência e Emergência, Introdutório à Saúde da Família, Técnico em Saúde Bucal, Auditoria, Regulação, Avaliação e Controle do SUS".
Saúde tem 91% de aprovação
Toda essa gama de programas e ações práticas de saúde, argumenta o secretário, resultaram em grande aprovação por parte da comunidade: "Para se ter uma ideia, conseguimos 91% de aprovação na pesquisa de opinião pública confiável realizada neste Município entre 2010/2011, o que mostrou para nós resultado satisfatório do trabalho realizado por toda a Equipe de Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Ipuaçu, dos Serviços prestados a esta População com o apoio da Administração Municipal onde se aplica entre 19 e 23% em Saúde. (Dever dos Municípios de aplicação em Saúde é de 15%)".
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu