"A leitura e a escrita são o mais poderoso meio de comunicação, que permite entender e apreciar as ideias dos outros e expressar as suas", diz parte do texto de Paulo Freire. Com o objetivo de garantir a possibilidade de que pessoas adultas que ainda não aprenderam a ler e escrever possam ser alfabetizadas, a prefeitura de Ponte Serrada, em parceria com o governo do Estado e o governo federal, lança o Projeto Brasil, Santa Catarina, Ponte Serrada Alfabetizada.
Segundo a Secretária de Educação Mariza Lopes Pimentel, o último senso revelou que o município possui 786 pessoas analfabetas, principalmente em idade adulta. "Este programa será uma grande oportunidade para aqueles que querem aprender a ler e escrever e estará disponível na cidade e também no interior", revela a secretária.
As aulas serão oferecidas gratuitamente, com duração de cinco horas semanais, durante oito meses. O período de inscrição será de 12 a 16 de dezembro de 2011 e de 23 a 27 de janeiro de 2012. As inscrições podem ser feitas no NAES, localizado no prédio da Educoper, durante o período vespertino. Para maiores informações procure a Secretaria de Educação de Ponte Serrada.
Duas creches irão atender no recesso: as aulas em todos os seis centros de educação infantil de Ponte Serrada encerram no dia 16 de dezembro. A partir do dia 17, duas creches darão prosseguimento às aulas para atender as crianças cujos pais comprovem que estarão trabalhando neste período. O Centro de Educação Infantil Hermínia Severgnini, localizado na Baia Alta e o Centro de Educação Infantil Carmelina Menin Rossi, localizado no centro prosseguem as atividades normalmente até o dia 23 de dezembro.
Entre 24 de dezembro e 02 de janeiro haverá recesso nas duas unidades com as aulas sendo retomadas no dia 02 de janeiro. "Pais e mães precisam apresentar um documento da empresa empregadora que comprove que estarão trabalhando no período em que os filhos irão permanecer nas creches", lembra a secretária Mariza.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada