FIRJAN aponta Vargeão em Primeiro Lugar em serviço de Saúde no Estado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 Uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), destacou Vargeão como o município catarinense que tem a melhor oferta dos serviços públicos de saúde.  O item principal da avaliação é a qualidade de vida da população vargeonense. Em nível nacional Vargeão ocupa a 30º colocação entre todos os municípios brasileiros.

O município de Vargeão recebeu respaldo na matéria veiculada no ultimo domingo no jornal de circulação estadual Diário Catarinense por ocupar a primeira colocação no quesito saúde entre os demais municípios catarinenses, alcançando um índice de 0,9811 sendo que o índice máximo da pesquisa é de 1.0000.

A Secretária de Saúde de Vargeão Sônia Bodanese ressaltou que a posição conquistada não é resultado de políticas revolucionárias nem de idéias mágicas ou de projetos mirabolantes, "buscamos desde o principio dar atenção especial a saúde básica, na promoção a saúde e prevenção da doença no qual temos um trabalho contínuo, planejado, com gestão eficiente, uma equipe enxuta, mas sempre atenta para corrigir o que esta deficiente e melhorar ainda mais o que já esta bom, sempre atentos às políticas do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, com rígido controle dos gastos e permanente e incessante busca por recursos para nosso setor", aborda a Secretária.

A secretária Sonia destaca o trabalho incessante do Prefeito Amarildo Paglia em buscar recursos, exemplificando com a construção de uma nova unidade de saúde, ainda em obras, onde Vargeão conseguiu recursos do Governo federal e estadual de mais de R$ 500 mil para a construção e posterior aquisição de móveis e equipamentos para o novo prédio. Por cumprir as metas do Ministério e estar em sintonia fina com as políticas públicas de saúde, do Estado e da União, Vargeão recebeu a notícia de que foi contemplada pelo Ministério da Saúde, com uma academia de ginástica para exercícios ao ar livre, um dos assuntos que levaram o Prefeito Amarildo para Florianópolis ainda na segunda-feira.

Sem esconder alegria e até a surpresa com o resultado apontado pelo IFDM, a secretária Sônia faz questão de lembrar que a prioridade em saúde "é um objetivo pessoal que a administração de Amarildo e Abílio vem perseguindo com persistência e trabalho sério, contínuo e planejado, desde a investidura no cargo. A classificação reflete um trabalho técnico e profissional feito com planejamento e gestão pública responsável, através de ações competentes de uma equipe enxuta mas muito bem preparada" finalizou a secretária.

A Secretaria de Saúde de Vargeão, comandados pela Secretária Sônia Bodanese, possui uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que dispõe de dois médicos (clínicos) um com oito horas por dia e outro com carga horária de duas horas/dia e uma pediatra com quatro horas semanais, além de duas enfermeiras, um cirurgião dentista, um psicólogo, um fisioterapeuta, dois farmacêuticos, uma fonoaudióloga, sete técnicas de enfermagem, dez agentes comunitários de saúde, três motoristas, dois auxiliares administrativos, dois fiscais sanitários e um auxiliar de serviços gerais. O atendimento é feito em uma unidade central na área urbana e em outras duas no interior do município.