O aluno André Luiz de Souza da Silva, da escola municipal Romildo Menegatti, conquistou o primeiro lugar no Festival Estudantil da Canção de Abelardo Luz (Feal). A final foi realizada, no último domingo (16), no assentamento José Maria, junto com o II Festival da Canção dos Assentamentos.
O segundo lugar da categoria estudantil ficou a dupla Nei e Gabriela, da Escola de Ensino Médio "Semente da Conquista", do assentamento 25 de Maio. Em terceiro lugar ficou Lucas Costa da Silva da Escola Estadual Anacleto Damiani, em quarto lugar ficou Felipe dos Santos da Escola Municipal Professor Laury Deon e em quinto lugar ficou a dupla Ester e Adriano.
O objetivo do Feal é descobrir novos talentos da música nas escolas do município. A edição deste ano foi promovida junto com a Associação Cultural Terra Livre em parceria com a secretaria municipal de Educação com apoio do Governo Municipal e da Brigada 25 de Maio.
Festival adulto
Já o primeiro lugar no 2º Festival da Canção dos Assentamentos, categoria adulto, foi conquistado pela dupla de Passos Maia, Paulo e Sidnei, que interpretou a música "Cidade Grande". Em segundo lugar ficou Lucelene de Souza de Abelardo Luz, com a música "Moreninha Linda". O terceiro ficou com a dupla Aidir e Gelson, que interpretou a canção "Saudade da Minha Terra". Na quarta colocação ficou a dupla Derli e Gelson, com a música "Porta do Mundo" e, em quinto lugar, ficou com a dupla Vismar e Caludemar, que interpretou a música "Encantos da Natureza".
O Festival da Canção, categoria estudantil e adulto, fez parte da programação do 2º Encontro Cultural "Promovendo Cultura e Revelando Talentos", realizado nos dias 15 e 16 de outubro, pela Associação Cultural Terra Livre. Os primeiros colocados representarão Abelardo Luz na etapa microrregional da AMAI.
A programação contou ainda com encontro de gaiteiros e violeiros, apresentação do Grupo Saci e Arte, Feira de Produtos Agroecológicos da Reforma Agrária e Lançamento do Livro "A experiência da Reforma Agrária em Santa Catarina", de autoria do superintendente regional do Incra João Paulo Strapazzon.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz