Reunir pessoas. Trocar experiências. Participar de vivências. Expandir conhecimentos e pontos de vista sobre emoções que todos nós sentimos, através de ações de inclusão social e diversidade cultural. Esses são alguns dos objetivos da Terapia Comunitária realizada no último dia 13, pelos alunos do Projovem com a enfermeira Gracielle Orlandin, na Unidade de Saúde em Passos Maia.
Segundo a enfermeira Gracielle Orlandin, "a Terapia Comunitária é caracterizada por um espaço de convivência social. Representa uma oportunidade das pessoas buscarem – e encontrarem – uma rede social de apoio. Isto, independente de idade, classe social e nível de instrução. Trata-se de encontrar um grupo social de acolhimento".
Gracielle lembra ainda que, "o resultado terapêutico é atingido de forma individual, mesmo diante de histórias e narrativas compartilhadas, pois todo participante sente e percebe de acordo com suas vivências pessoais. A presença e participação do outro é importante e é o referencial de apoio e das diferenças culturais".
A cada encontro, é possível também observar o resultado coletivo, através das construções e produções do grupo, durante o processo de terapia. Os alunos tiveram a oportunidade de verbalizar seus sentimentos, medos, angústias e conflitos num ambiente livre de julgamentos, onde se valorizou as diferenças individuais e as experiências de vida de cada um.
Jarbas Ritter de Ramos – Ascom Passos Maia