Diante do crescimento no setor de Apicultura, a administração municipal através da secretaria municipal da Agricultura em parceria com a Epagri, Sebrae, Sindicato dos trabalhadores rurais, Sindicato Rural, Associação dos apicultores e Banco do Brasil realizarão uma reunião no dia 26 de Outubro, na Câmara Municipal de Vereadores às 20:00h para tratar dos seguintes assuntos. Apresentação do Desenvolvimento Regional Sustentável do Mel (DRS), onde tem por objetivo aumentar a produtividade, expandindo assim a atividade, aumentando as colméias e colaborando com a preservação do meio ambiente.
Também será discutido o fortalecimento da Associação dos Apicultores, com objetivo de ingressar mais produtores na atividade . São esperados produtores de mel de Xaxim e municípios vizinhos interessados em participar da Associação dos Apicultores. No município em 2009 eram produzidos 13.000 mil kg de mel. Em parceria com o SEBRAE na época, foi apresentado diagnóstico onde foram orientados e capacitados os produtores das maneiras e práticas corretas para a atividade, diante deste trabalho realizado pelo SEBRAE chegamos neste ano de 2011 produzindo 20.000 mil kg do Produto.
A administração municipal de Xaxim através da secretaria da Agricultura juntamente com a EPAGRI disponibiliza de profissionais para orientar os produtores e também é Parceira da APAX – Associação dos Apicultores de Xaxim nas feiras de mel realizadas no município. Este mel é produzido por produtores rurais. Este produto é comercializado na Feira Livre, Feira do Mel e principalmente fornecidos a população com preços acessíveis e produtos com qualidade.
O secretário da Agricultura Ivanor Galon destaca este programa e incentiva atividade, pois "assim estamos cumprindo com nosso dever de buscar alternativas de renda ao nosso produtor, ajudando na auto estima do mesmo. Juntos com os produtores de mel iremos dobrar a produção e aumentar o número de produtores envolvidos no segmento. O prefeito Tinho Vicenzi diariamente nos cobra ações desta natureza. Precisamos investir e incentivar todos os segmentos agrícolas, assim teremos uma agricultura ainda mais forte em nosso município."
Texto: Igomar Bortoncello