You are currently viewing SC Rural deve trazer mais recursos para as agroindústrias de Ponte Serrada

SC Rural deve trazer mais recursos para as agroindústrias de Ponte Serrada

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

As agroindústrias de Ponte Serrada, que já são referência na região devido ao grande número, a certificação, qualidade e diversidade dos produtos, devem receber um reforço para se tornarem ainda mais consistentes. Isso porque a Epagri de Ponte Serrada em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Cooperativa de Pequenos Empreendimentos Familiares (Cooperfaps) acaba de concluir um projeto, através do Programa SC Rural, que deverá garantir o aporte de recursos financeiros para o incremento da atividade.

De acordo com informações da Extensionista da Epagri em Ponte Serrada Neiva Dalla Vecchia, o projeto de manifestação de interesse elaborado pelo município recebeu a terceira melhor pontuação no Estado entre 18 iniciativas inscritas. A Engenheira Agrônoma Leila Tireli ressalta que o projeto prevê o repasse de recursos no valor de R$ 580 mil para ações voltadas ao aperfeiçoamento da atividade,  aquisição de equipamentos e comercialização. Sendo que, 300 mil virão do SC Rural e o restante é uma contrapartida do município no valor de 280 mil. 

O Programa SC Rural é um programa da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, similar ao Microbacias, com o diferencial de que não tem data para iniciar e acabar, como acontecia com o Microbacias. O SC Rural também tem foco nos principais pilares de sustentação da agricultura, meio ambiente, melhoria da renda e da  qualidade de vida.

Casa do Agricultor: o Secretário de Agricultura Olivo Cortelini informa que o município de Ponte Serrada terá uma contrapartida neste projeto que é a construção da Casa do Agricultor. O local, cuja obra já esta na fase final, será uma referencia na comercialização de produtos da agricultura familiar local. Além dos produtos, também será servido diariamente lanches e café colonial. O espaço localizado as margens da BR 282 terá duas cozinhas individuais para o preparo dos alimentos. 

"A iniciativa foi muito bem recebida pelo prefeito Antoninho Rossi e pelo vice-prefeito Tibe que estão dando todo o apoio necessário para fortalecermos ainda mais nossas agroindústrias familiares", disse Cortelini. A Extensionista Neiva ressalta a colaboração recebida do presidente da Cooperfaps Ademir Amadori e do secretário de Administração Marcio Chibicheski na elaboração do projeto. A previsão é de que os recursos sejam liberados ainda este ano.

Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada