You are currently viewing Iniciado “Outubro Rosa” em São Domingos

Iniciado “Outubro Rosa” em São Domingos

O Governo Municipal, através da equipe da Secretaria de Saúde, está realizando a primeira campanha municipal de prevenção ao câncer do colo uterino e ao câncer de mama. A campanha será realizada durante todo este mês, que é denominado "Outubro Rosa" e tem como lema: "Um cuidado e um toque vale por toda a vida. Mulher que se ama se cuida". Neste sentido, de acordo com a secretária de saúde Elieze Comáchio, foi organizado um cronograma de coleta de material para a realização do exame de preventivo do colo uterino e também orientações sobre o câncer de mama. 

Segundo dados do Sistema de Informação e Atenção Básica (Siab), gerenciado pela Secretaria de Saúde, atualmente São Domingos conta com 3.776 mulheres acima dos 15 anos de idade e, destas, 1.922 possuem 40 anos ou mais. O objetivo do "Outubro Rosa" é desenvolver ações de promoção, prevenção e rastreamento/detecção precoce de cânceres de mama e de colo uterino. "A nossa intenção com a campanha é orientar e prevenir, mas também sabemos que este ano as estimativas apontam para 18 mil novos casos de câncer de colo uterino e outros 50 mil de câncer de mama em todo o Brasil. Por isso, com o diagnóstico precoce aumentam as chances de combate à doença", salientou a secretária Elieze.

Na ultima sexta-feira (07) a equipe da secretaria de saúde realizou o "Pedágio Rosa" nas duas principais ruas do centro da cidade: Getúlio Vargas e Benjamin Constant. Além disso, a equipe da saúde também articulou o primeiro "Sábado Rosa", no dia 08, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Esperança e na Unidade Mista de Saúde Santa Paulina, a Clínica. O "Pedágio Rosa" teve por objetivo sensibilizar as mulheres da importância para a realização dos exames preventivos ao câncer de mama e ao de colo uterino. Já o "Sábado Rosa" oportunizou todo o dia de sábado para as mulheres procurarem as unidades de saúde realizarem a coleta de material para o preventivo do colo uterino e orientações sobre o câncer de mama.

Cleberson Marcon – Ascom São Domingos