Alunos do 5º ano de Vargeão iniciam aulas do PROERD

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os alunos que frequentam o quinto ano das escolas municipais Irineu Bornhausen de Linha Urumbeva e Fortunato Danielli do centro e a Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda, passaram a ter incluídos nas matérias semanais, uma aula um pouco diferente e que aborda muitos temas relevantes para se evitar a proximidade das crianças com o mundo das drogas.

O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.

Desde 2002, a 4ª Companhia de Policia Militar de Xanxerê e o 4º Pelotão de Policia Militar de Ponte Serrada, vêm atendendo a rede de ensino dos municípios de Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão e Faxinal dos Guedes, e nos últimos anos tem atingido a meta de atender 100% das 4ª séries dos municípios, hoje chamados de 5º ano, num total até o momento de mais de 25 mil alunos de 4ª série e 5º ano. Em Vargeão o programa é realizado desde o ano de 2005, atendendo neste período, mais de 500 alunos. Neste ano, o Programa será aplicado neste segundo semestre, em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e o 4º Pelotão de Policia Militar.

O Programa é desenvolvido pelo policial Jean Nascimento, que aborda dez lições, em apenas uma hora semanal, onde visita as escolas, trabalhando uma cartilha padrão do programa, sendo que objetivam em síntese o desenvolvimento da auto-estima, cultivo da felicidade, controle da tensões, criatividade, alem de ensinar técnicas de auto controle e resistência às pressões do dia-a-dia que levam as drogas e à violência.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão