Abelardo Luz realizou nesta quinta-feira (22), no Plenário da Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento contou com a presença de estudantes, professores, artistas locais, membros de entidades e autoridades municipais. O foco dos debates foi o desenvolvimento de ações através da implementação do Sistema Municipal de Cultura integrado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Também foram definidas e aprovadas as primeiras metas que farão parte do Plano Municipal da Cultura para desenvolvimento de projetos na área. Entre as propostas levantadas estão a reativação da Casa da Cultura, criação do museu municipal, valorização e investimento na formação dos artistas locais, ampliação e modernização da biblioteca pública, além do resgate e a recuperação do patrimônio histórico e cultural de Abelardo Luz, entre várias outras.
O prefeito Dilmar Fantinelli também assinou o Projeto de Lei para criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Abelardo Luz, que será encaminhado em regime de urgência a Câmara de Vereadores para aprovação. O Conselho terá como tarefa deliberar sobre assuntos de planejamento e orientação cultural no município. Os 48 membros do conselho provisório também foram escolhidos no evento, sendo 24 da esfera governamental e 24 da sociedade civil.
A 1ª Conferência Municipal de Cultura de Abelardo Luz teve como tema: "Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento", sendo dividido em cinco eixos abordados por diferentes profissionais. Entre os palestrantes convidados estavam o cineasta Adalberto Pena Filho; o coordenador do movimento da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul em Santa Catarina (ARPIN-SUL), Rildo Mendes; o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira; a diretora de Cultura de Xanxerê, Magda Vicini; e o presidente da Fundação Cultural de Santa Catarina (FCC), Joceli de Souza. O evento encerrou com o espetáculo "Um caipira na cidade" do poeta e humorista Pinduca.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz