Nos últimos dois anos e meio mais de 400 empresas se instalaram em Xaxim

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Vigilância Sanitária de Xaxim cadastrou cerca de 400 (quatrocentas) empresas novas do dia "09 de março de 2009 até 22 de agosto de 2011". Os dados se encontram no Portal de Registro Mercantil e Registro Integrado da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (REGIN) JUCESC. Dessa forma a Vigilância Sanitária de Xaxim com a missão de inspecionar, vistoriar e cadastrar as empresas conforme a lei vigente libera o alvará sanitário mediante o fornecimento dos dados necessários das empresas para tal fim.

Em 2010, o total de alvarás sanitários expedidos pela Vigilância foi de 996 (novecentos e noventa e seis) para empresas estabelecidas. Além disso, também foram liberados 502 alvarás para veículos de transporte de cargas de produtos alimentícios.  A Vigilância Sanitária está sempre atenta para situações adversas (denúncias) que chegam diariamente ao departamento de saúde pública e sempre atende o mais rápido possível a cada denúncia recebida.

A Vigilância Sanitária também está realizando trabalhos de orientações principalmente a empresas de alimentação quanto a proibição de fumo nestes locais  bem como também em outros espaços onde é proibido fumar conforme a lei federal 9.294/1996. Se alguém quer fumar não poderá ser dentro desses locais e se não houver um local específico para os fumantes eles deverão sair desse estabelecimento para fumar fora dele. Também orienta os proprietários de restaurantes, padarias, lanchonetes, bares e outros para a higiene e limpeza com o uso de produtos adequados e apropriados para esse fim como, o álcool 70%, água sanitária e outros, e, ainda a proibição do uso de tábuas, colheres e outros utensílios de madeira que deverão ser extinguidos e retirados dos estabelecimentos de alimentação, pois são porosos e são grandes meios de proliferação de bactérias e fungos prejudiciais a saúde da população.

Ainda alerta a toda população sobre os cuidados indispensáveis ao aparecimento do mosquito AEDES AEGYPTI, mosquito da dengue. Não deixar água parada em hipótese alguma para que o mosquito não tenha onde se instalar e proliferar, pois o mosquito pode matar, são algumas das orientações repassadas pelo setor. Outros prováveis proliferadores de bichos peçonhentos também devem receber cuidados especiais como proliferadores de ratos, baratas, escorpiões e outros que também são prejudiciais à saúde das pessoas. A Vigilância Sanitária também alerta aos proprietários de cachorros que são muitas vezes de estimação dos familiares, mas que incomodam latindo dia e noite próximo a residências da vizinhança, muitas vezes não deixando dormir muita gente e que cause estresse, hipertensão, pressão alta e alterações diversas nos organismos das pessoas prejudicando a saúde e o bem estar social. Os cuidados aos animais de estimação quanto a interferência e perturbação ao sossego alheio pode ser essencial para a convivência harmônica e saudável para todos.

Texto: Vigilância Sanitária