Agricultores familiares assinam contratos com a CEF

Na manhã desta sexta-feira (12) aconteceu, no Centro de Múltiplo Uso, às 9h, ato de assinatura de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vira Rural. Além das 26 famílias beneficiadas, o evento também contou com a presença do prefeito Alcimar de Oliveira, o Kiko, o coordenador do Sintraf – São Domingos Jorge Walendorf, o coordenador regional da Fetraf – Sul Noel Machado, o coordenador estadual da Cooperhaf Jandir José Selzler e o gerente da Caixa Econômica Federal de Xanxerê Elton Luiz dos Santos.

Na oportunidade as lideranças sindicais e autoridades ressaltaram que a atenção dispensada, pelo governo federal, à habitação rural é uma realidade recente e fruto da mobilização e organização das famílias agricultoras. Ao longo da história os governos tinham a preocupação em financiar a produção agrícola, a compra de maquinários, a compra da terra e melhorias na infra-estrutura da propriedade. "Até então nunca havia se pensado em habitação rural. Felizmente o então Presidente Lula teve a sensibilidade de olhar em que condições o agricultor mora. Agora a Presidenta Dilma criou a Gerência Nacional de Habitação Rural da CEF", enfatizou o prefeito Kiko.

Foram assinados 26 contratos e, destes, 17 são famílias de São Domingos e outras 09 de Ipuaçu. Os contratos assinados estão divididos em duas modalidades: construção de casa nova e reforma. As famílias beneficiadas com reformar receberam do governo federal R$ 7.000,00 de subsídio e as famílias que vão construir novas casas receberam R$ 12.000,00. Além do subsídio, as famílias também puderam financiar determinado valor com prazo de 10 anos para pagar. As famílias foram articuladas pelo Sintraf, pela Cooperhaf e a Fetraf com o apoio do governo municipal de São Domingos.

Cleberson Marcon – Ascom São Domingos