Pavimentações, construção de postos de saúde, casa do agricultor, creche, reformas em escolas, implantação de rede de água e, em breve a construção do hospital público municipal, um dos grandes anseios da população e o principal desafio do prefeito Antoninho Rossi e do vice-prefeito Tibe. A cidade de Ponte Serrada cresce em ritmo acelerado.
São inúmeras as obras já viabilizadas, em andamento ou a serem em breve iniciadas pela atual gestão cujos valores, somados, chegam a 9.400.000,00 reais. "Digo com toda a certeza que a cidade de Ponte Serrada nunca recebeu tamanho investimento, especificamente em obras, em tão pouco tempo", diz o prefeito Antoninho Rossi.
O vice-prefeito Tibe cita os dois postos de saúde que estão praticamente prontos, um no Bairro Bela Vista, outro no CTG. Ainda no CTG, Antoninho e Tibe solucionaram um problema antigo de falta de água com a abertura de um poço artesiano e a instalação de uma nova rede de captação e distribuição. Outra importante obra que também está em fase final é a nova creche na Baia Alta com custo de R$ 800.000,00 e que estará suprindo a necessidade do bairro mais populoso da cidade. Na Cohab, nove ruas foram pavimentadas com paralelepípedo. No centro, a praça da rodoviária recebeu uma Academia da Terceira Idade. As ruas Rodozindo Pavan e Aquino Maciel foram asfaltadas. Já a Rua Angelo Favretto recebeu novas calçadas. Além disso, o trabalho de recuperação de ruas na cidade é constante.
O Parque de Exposições Constanso Anselmo De Marco foi totalmente recuperado. Uma nova sede para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), foi construída. A sede de um hospital desativado foi totalmente reformada para abrigar o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), um serviço que ainda não existia em Ponte Serrada.
A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves foi ampliada e reformada, assim como a creche Gerólimo Emílio Marini. A Avenida XV de Novembro recebeu nova iluminação e 30 novos abrigos de passageiros foram instalados na cidade. O Ginásio de Esportes Jorge Konder Bornhausen recebeu uma reforma completa e 12 casas populares foram construídas e já entregues.
Na agricultura, o programa de bovinocultura de leite está beneficiando e garantindo condições de aumento de produtividade a 100 agricultores. A comunidade de Baia Baixa recebeu o projeto Beija Flor que garante aos moradores o acesso gratuito a internet. A construção da Casa do Agricultor, um ponto de referência para comercialização de produtos da agricultura familiar também está em andamento às margens da BR 282.
As estradas do interior não recebem apenas manutenção, mas sim um trabalho mais amplo que inclui a reabertura, o cascalhamento, a retirada de árvores próximas às margens e em alguns casos também a detonação de rochas.
O prefeito Antoninho Rossi cita as obras que em breve serão iniciadas como a construção de uma nova creche no Bairro São Sebastião no valor de 1.325.000,00. Um posto de saúde e um novo Cras, ambos na Baia Alta. "Além disso, aguardamos para os próximos dias a vinda do governador Raimundo Colombo a Ponte Serrada para um momento histórico, a assinatura do convênio para a construção do hospital público municipal, uma obra que terá um custo aproximado de 4.600.000,00".
Com uma arrecadação mensal considerada pequena, a prefeitura de Ponte Serrada não dispõe de recursos suficientes para tantos investimentos. Mas, a articulação do prefeito Antoninho Rossi e do vice-prefeito Tibe garantem boas parcerias com parlamentares junto ao governo estadual e federal.
Antoninho e Tibe citam a importante colaboração que tiveram na realização destas obras dos parlamentares Celso Maldaner, Valdir Colatto, Neuto de Conto, Gervasio Silva, Angela Amin, Paulo Bornhausen, Claudio Vignatti, Gelson Merísio, Moacir Sopelsa e Onofre Agostini. Do ex-governador Luiz Henrique da Silveira e também do governador Raimundo Colombo.
Recentemente, prefeito e vice apresentaram um relatório das aquisições já feitas em veículos e máquinas que somam 25 unidades. Setor onde o investimento feito até então chega a 3.600.000,00. Valor este que não está incluso nos quase 10 milhões relatos acima direcionados a obras.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada