O Secretário de Agricultura de Ponte Serrada, Olivo Cortelini, está fazendo um chamado aos agricultores do município que tenham interesse em aderir ao Programa Juro Zero, lançado pelo governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. O Programa Juro Zero tem como propósito aumentar a renda e criar oportunidades de trabalho para as famílias rurais.
O Estado, através do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR), vai conceder bônus de capital equivalente a 100% dos juros previstos para operações de crédito aos produtores rurais interessados, desde que os mesmos se enquadrem no Pronaf. Podem ser financiados projetos voltados a captação, armazenagem e utilização de água, como cisternas e proteção de fontes. Construção de açudes, abertura de poços artesianos. Sistemas de aproveitamento de dejetos animais, bovinocultura, fruticultura, psicultura, mecanização agrícola e também o turismo rural. Estão disponíveis modalidades de financiamento individual e coletivo.
De acordo com o secretário Olivo, o governo do Estado estará disponibilizando um total de R$ 107.482.500,00. "Os agricultores interessados em aderir ao programa Juro Zero devem procurar a Epagri para maiores informações e apoio. A princípio, o programa estará disponível até dezembro deste ano", lembra Olivo.
Segundo informações do próprio governo do Estado, os agricultores terão acesso a até R$ 50 mil com subsídio de 100% dos juros e prazo de até oito anos para pagar. A execução do programa será de forma regionalizada, via Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional (SDRs).
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada