A secretaria de Saúde de Abelardo Luz realiza de 8 a 13 de agosto a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos em todo município.
Os pais ou responsáveis devem levar novamente as crianças aos postos de vacinação para tomar mais duas gotinhas contra a pólio. O Dia "D" será no próximo sábado (13) no ginásio Paulo Roberto Falcão. A vacina é gratuita e vai estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave causada e transmitida pelo Poliovírus. A infecção se dá principalmente por via oral. Quando infectada, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
De acordo com a Enfermeira Keila Kirdermann, a campanha de vacinação contra Poliomielite é a mais popular e mais antiga campanha de imunização realizada no País, livre do póliovírus desde 1990. "No mundo há 22 países que ainda registram casos de Poliomielite. O Brasil busca a certificação mundial da erradicação do vírus e contamos com a colaboração de toda a população para alcançar este prêmio", ressalta Keila.
Sarampo
A secretaria de Saúde também inicia na próxima semana a Campanha de Seguimento Contra o Sarampo, doença viral, aguda, grave, transmissível e de alta contagiosidade. "Todas as crianças acima de um ano e menores de sete anos devem ser vacinadas", lembra a enfermeira Keila.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz