A Arcamar (Associação Regional e Cultural dos Assentamentos da Brigada Maria Rosa) há dois anos vem realizando cursos de dança, violão, capoeira e teatro através do projeto "Ponto de Cultura" em Passos Maia, atendendo crianças e adolescentes dos assentamentos da região do Zumbi dos Palmares e Maria Rosa. Os cursos acontecem uma vez por semana no contra turno das aulas nas escolas.
E no último sábado, dia 01 de outubro, realizou o 2º Encontro Cultural no Assentamento Zumbi dos Palmares. Estiveram reunidos lá todos os grupos culturais do município e também dos municípios vizinhos, Vargeão e Faxinal dos Guedes.
O evento contou com a presença de várias autoridades municipais e da organização dos Assentamentos da Reforma Agrária. Durante o evento ocorreram muitas apresentações de dança, teatro, música, capoeira, fanfarra, além de uma tarde dançante com Show de gaiteiros e violeiros.
O momento foi especial para todos que participaram, especialmente aos estudantes, que tem uma oportunidade muito importante de desenvolver atividades culturais em diversas modalidades, auxiliando no desenvolvimento físico e cultural e até mesmo como reforço escolar.
Em Passos Maia, o ponto de cultura acontece com uma parceria com a administração municipal, onde as Secretarias da Educação e da Cidadania e Reforma Agrária dão suporte aos cursos, com a montagem dos cursos nas escolas, transporte de alunos e a organização dos espaços físicos para a realização dos cursos. Paralelo a esse projeto, a administração municipal realiza diversos programas de atendimento as crianças e adolescentes de todo o município, através de programas como o PETI, pró-jovem, corais, Saber Viver, capoeira, etc.
Segundo o Coordenador do ponto de cultura, Renato Lopes, "esse projeto está levando cultura e entretenimento às crianças e adolescentes de todos os assentamentos de Passos Maia, criando um movimento grandioso de conhecimento e de incentivo aos talentos que podem estar surgindo em nosso município com esse trabalho".
Jarbas Ritter de Ramos – Ascom Passos Maia