Cerca de 700 estudantes de duas escolas municipais estão sendo beneficiados com aulas em tempo integral em Abelardo Luz. O atendimento diferenciado teve início nesta semana na escola do assentamento 25 de maio e na escola Ernesto Sirino, no distrito Araçá. A ação faz parte do Programa Mais Educação, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e o Governo Municipal.
As duas unidades escolares foram selecionadas através da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). "Essa escolas tem o menor IDEB Municipal da rede pública e aumentaram a jornada escolar para desenvolvimento de novas atividades visando melhorar o aprendizado dos alunos e consequentemente a nota do IDEB", explica a secretária de Educação Iraci Chiquelero.
Os alunos permanecem o dia todo na escola, sendo que em um dos períodos frequentam as atividades normais do currículo escolar e no outro, pelo menos três vezes por semana, se dedicam as oficinas do programa. Entre as atividades extras oferecidas estão aulas de ciclismo, teatro, dança, horta, jardinagem, jornal escolar, letramento, matemática e recreação.
Na escola Ernesto Sirino mais de 80% das crianças compareceram ao primeiro dia de atividades do ensino integral. "Acreditamos que esse projeto vai transformar o cotidiano escolar, despertando ainda mais nas crianças o interesse de estudar e vir para escola", ressalta Iraci Chiquelero.
De acordo com a secretária, para oferecer o ensino integral foi necessário contratação e capacitação dos monitores, além de adequar espaços nas escolas e mudanças no roteiro do transporte escolar. "O começo sempre é um pouco difícil, mas superou as nossas expectativas. Tivemos acompanhando o início das aulas em cada escola onde vamos dar todo apoio e suporte pedagógico aos diretores e aos monitores para que desenvolvam um bom trabalho", destaque Iraci Chiquelero.
Média IDEB
Com a oferta do ensino integral, Abelardo Luz busca melhorar seu IDEB Municipal que hoje é de 5.4 para os Anos Iniciais e 4.8 para os Anos Finais. A média do município é maior que a média nacional das escolas públicas que é de 4.4 para os Anos Iniciais e 3.7 para os Anos Finais. O IDEB da escola 25 de Maio é de 4.0 para os Anos Iniciais e 3.8 para os Anos Finais. Já a média da escola Ernesto Sirino é de 4.0 para os Anos Iniciais e 3.3 para os Anos Finais.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz