Abelardo Luz já definiu as diretrizes locais para apresentar na Conferência Estadual da Assistência Social no mês de outubro em Florianópolis. As propostas foram discutidas na 8ª Conferência Municipal, realizada no mês de julho, com a participação de profissionais, membros de entidades e usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
A conferência tem como objetivo abrir espaço para a população discutir e sugerir melhorias na área da Assistência Social nos municípios, estados e no País. Neste ano foi discutido "A consolidação do SUAS e a valorização dos seus trabalhadores, tendo como palestrante a mestre e doutoranda em Serviço Social Iraci de Andrade. A abertura da conferência foi feita pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Carmem Bortoncello Picolli, e contou com a presença do prefeito Dilmar Fantinelli e demais autoridades.
Principais propostas
Entre as principais diretrizes locais aprovadas na conferência estão a estruturação do Conselho da Mulher; ampliação e estrutura adequada para desenvolvimento das atividades sociais; garantia do cumprimento das 30 horas semanais da Assistente Social; criação do CRAS itinerante na região dos assentamentos; implantação de centro de formação profissional; garantia de pessoas qualificadas nas secretarias regionais para assessorar na área do SUAS; e implantação de serviço de acolhimento regional para mulheres e idosos.
Também foram levantadas ações para fortalecer a participação e o controle social, tendo como propostas a capacitação de conselheiros no próprio município ou em nível regional; criação de secretaria executiva para atender todos os conselhos municipais; efetividade na instância de controle social municipal do PBF (denúncias, visitas, averiguações) e cobrar junto a União a destinação de recursos financeiros para capacitação continuada.
Erradicação da pobreza
Na questão da erradicação da extrema pobreza no Brasil, Abelardo Luz vai propor a viabilização de cursos profissionalizantes para jovens a partir dos 16 anos de idade; melhorias no acesso ao lazer aos jovens do campo; desenvolvimento de programas de escolarização para jovens e adultos; inclusão no cadastro único as famílias que vivem fora da rede de proteção social; ampliação dos sistemas de cruzamentos de dados para evitar as injustiças no Bolsa Família e demais programas sócias; e a garantia do cumprimento do estatuto do idoso, preservando seus direitos, entre outras.
Delegados
Abelardo Luz terá como representantes na Conferência Estadual de Assistência Social os seguintes delegados titulares: Neuza Gotardo Signor, Vilmar Baumgratz, Ana Panisson Bodanese, Leonice Dedonatti, Luiz Décio Seleri e Rosangela Oro. Os suplentes são: Jessica Signor, Helenice Babinski, Elza Terezinha Maziero, Jussara Nunes, Antonio Marcolan e Fátima Terezinha de Oliveira Ferreira.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz