Dois alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê passaram na primeira etapa de seleção para ingresso na ESEM (Escola SESC de Ensino Médio). A escola situa-se no Rio de Janeiro e atende gratuitamente alunos de todo o Brasil, selecionados através de provas realizadas pelo SESC Brasil e Santa Catarina.
Para o ano de 2012, Santa Catarina contará com oito vagas e a prova realizada em 22 de agosto, no SESC Xanxerê, contou com a participação de dez alunos, concorrendo com outros 130 estudantes do estado. Laleska Menegaz de Vicentin Gaio, da Escola Municipal de Educação Básica Paul Harris, e Jhou Maik Trevisan Trampuch, da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida, foram selecionados para a segunda etapa da prova. A próxima etapa terá entrevista familiar e psicológica com os selecionados e será agendada pelo SESC Regional SC e acontecerá de 17 a 21 de outubro.
Para o secretário municipal de Educação, Félix Dalmutt, este é o resultado da educação de qualidade no município de Xanxerê. "Sabemos que tem mais uma etapa a ser cumprida, mas temo que levar em conta que nossos alunos conseguiram superar alunos de todo estado, o que mostra o nível de educação que estamos levando à nossa população", destacou.
ESEM
A Escola SESC de Ensino Médio oferece anualmente vagas para alunos que estão cursando a 8ª série e terão ingresso ao Ensino Médio no ano subsequente.
É uma escola-residência, destinada a jovens de todo o país para estudar e residir em uma comunidade voltada para o desenvolvimento do conhecimento. As aulas e atividades acadêmicas ocorrem em horário integral, de segunda a sexta-feira, complementadas por atividades profissionalizantes, acadêmicas e de lazer, realizadas aos sábados e domingos.
A Bolsa de Estudo integral tem validade para os três anos do ensino médio, cobrindo todas as despesas relativas à instrução, material didático-pedagógico de uso coletivo, alimentação e atividades extra-classe propostas pela escola.
Solange Oro – Ascom Xanxerê