Em uma parceria entre o governo municipal, através da secretaria de agricultura, e o curso de agronomia da Unochapecó esta oportunizando a realização de estágios para 30 acadêmicos do 5º período. Os estudantes da disciplina de Estágio de Vivência I vão permanecer em São Domingos por 15 dias para acompanhar o dia-a-dia de 30 famílias de agricultores familiares. Cada família recebeu um acadêmico, que vai permanecer na propriedade durante os 15 dias analisando os trabalhos na agricultura. O primeiro encontro entre agricultores e estudantes aconteceu no sábado (30) na sala de reuniões da prefeitura municipal.
O encontro realizado no último sábado também contou com a presença do prefeito Alcimar de Oliveira, o Kiko, do secretário de agricultura Vianei Meoti, do coordenador do curso de agronomia da Unochapecó Cristiano Lajus e do professor da disciplina de Estágio de Vivência I Celso Zarpelon. Na oportunidade os professores e o secretário de agricultura explicaram como se dará o estágio e agradeceram as famílias agricultoras por receberem os estudantes. "Os estudantes terão a possibilidade de conhecer a realidade dos agricultores do nosso município e em um segundo momento auxiliá-los na propriedade", salientou o secretário Meoti.
Etapas
De acordo com o professor Celso Zarpelon o trabalho dos estudantes será desenvolvido em três etapas. A primeira delas é essa convivência do acadêmico na propriedade durante o período de 15 dias, onde o estudante irá fazer um relatório das atividades e um levantamento histórico da família. Em um segundo momento os estudantes vão voltar e devolver este estudo e fazer uma análise financeira da propriedade para verificar a viabilidade econômica das atividades agrícolas. O terceiro momento será o desenvolvimento de um projeto para agregar renda na propriedade, que será desenvolvido pelo acadêmico de acordo com o interesse do agricultor.
Cleberson Marcon – Ascom São Domingos