A quarta-feira (27) foi um dia muito importante para os agricultores familiares de São Domingos, pois aconteceu a assembleia de fundação da Cooperativa de Produção, Comercialização e Consumo da Agricultura Familiar, a Cooper São Domingos. A assembleia foi realizada na sala de reuniões da prefeitura municipal, às 14h, e contou com a presença de aproximadamente 65 agricultores familiares, além de representantes de associações, sindicatos, cooperativas e profissionais ligados à agricultura.
Para iniciar o debate sobre a criação da cooperativa foi apresentado um vídeo que trata dos investimentos e incentivos do governo federal aos agricultores familiares. No vídeo, os participantes da assembleia puderam perceber o papel estratégico desempenhado pela agricultura familiar na produção de alimentos em todo o Brasil. Além disso, o vídeo apresenta experiências de agricultores que acessaram os programas de incentivo do governo federal, que garantem renda e dignidade no campo. "A agricultura familiar tem uma política específica e receberá recursos na ordem de R$ 16 bilhões de reais para a safra 2011/2012. Precisamos aproveitar este momento e nos estruturar", destacou o secretário de agricultura Vianei Meoti, um dos líderes do movimento de fundação da cooperativa.
De acordo com o secretário, a intenção é fomentar a produção de alimentos principalmente os comercializados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos do governo federal. "Com a formalização da cooperativa os produtos ficam mais competitivos no mercado, podendo ser comercializada a produção excedente fora do município com o respeito aos trâmites burocráticos e tributários necessários", avalia Meoti. Verduras, legumes, derivados do leite e da cana-de-açúcar, panificados, frutas, carne suína e pescados são alguns dos alimentos que será fomentada a produção.
Escolha da diretoria
Além da discussão e aprovação do Estatuto Social da Cooper São Domingos, a assembleia também teve por objetivo escolher a primeira diretoria que vai conduzir a cooperativa pelos próximos três anos. Apenas uma chapa se inscreveu para o Conselho de Administração da Cooper São Domingos e foi eleita por unanimidade pelos agricultores: diretor presidente Giovani Pântano, diretor vice-presidente Valdemar Carasek, diretora secretária Delfina Meoti Araldi e os integrantes Jandir Rottava, Claudelir Agnoletto, Domingo Chimello e Joaquim Correa de Mello; e eleitos para o Conselho Fiscal os agricultores titulares Vilton Jacobsen, Adão Luiz Finato Belé e Simoni Orzekovski Zarembski e membros suplentes Solange Preto dos Santos, Luiz Carlos Trichês e Vilmar Luiz Cúnico. "A Cooper São Domingos será um suporte para fortalecer e organizar os agricultores familiares", destacou o presidente eleito Giovani Pântano.
Na oportunidade o secretário Vianei Meoti destacou a decisão estratégica adotada pelo prefeito Alcimar de Oliveira, o Kiko, de introduzir os alimentos da agricultura familiar na alimentação escolar e nos programas sociais. Para ele, isso foi decisivo no processo de formação da cooperativa que nasce com a garantia da compra dos alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Não tenho dúvida que esta decisão do prefeito estimulou de forma decisiva para que os agricultores se organizassem e chegarmos neste dia histórico para a agricultura familiar de São Domingos", salientou o secretário.
Cleberson Marcon – Ascom São Domingos