O Governo Municipal de Abelardo Luz inaugurou na última quinta-feira (21) mais uma obra do Plano de Regionalização da Saúde no interior do município. Trata-se da nova Unidade Básica de Saúde da Família do assentamento 25 de Maio, com mais de 300 metros quadrados de área cosntruída. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades municipais, além de estudantes e moradores da comunidade.
O Plano de Regionalização da Saúde tem como principal meta melhorar as estruturas dos postos e facilitar o acesso do cidadão aos serviços básicos de saúde. "A nossa intenção é qualificar o atendimento com espaços mais amplos e equipamentos modernos, além de levar os serviços cada vez mais perto da nossa população", explica o prefeito Dilmar Fantinelli.
A nova unidade de Saúde foi reivindicada pelos moradores da região nas reuniões do Programa Orçamento Participativo. A obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 170 mil, sendo R$ 100 mil do Governo Federal, de emenda parlamentar da então senadora Ideli Salvatti (PT), hoje ministra das Relações Institucionais do Governo Dilma.
Na região da 25 de Maio são atendidas cerca de 2 mil pessoas dos assentamentos Santa Rosa I, Santa Rosa II, Santa Rosa III, Três Palmeiras, Volta grande, Juruá, Olho d'àgua, Bela Vista e 25 de Maio. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional do Programa de Estratégia da Saúde da Família (PSF 2). "A gente pede a compreensão dos moradores porque mesmo com a estrutura aqui, muitas vezes a equipe terá que fazer visitas comunidades e reuniões nos grupos", salienta a secretária de Saúde Marlene Piccinin, parabenizando a todos por mais esta conquista.
Homenagem
A Unidade de Saúde da 25 de Maio leva o nome do morador Amantino Soares Borges, um dos líderes sem terra que muito contribuiu na luta pela reforma agrária no município, participando da primeira ocupação em maio de 1985. Como líder bastante atuante na comunidade, Amantino, por muitos anos, fez o transporte de pacientes até hospital da cidade. Ele faleceu aos 49 anos de idade, vítima de acidente de trabalho em março de 1993.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz