O superintendente regional do Incra em Santa Catarina, João Paulo Strapazzon, e o chefe da Divisão de Assentamentos, Marcelus João Alves, estiveram reunidos nesta quinta-feira (18) com secretários municipais e representantes da Cooptrasc, Coopeal e MST a fim de discutir parcerias para ampliar a produção de alimentos na regiãos dos assentamentos de reforma agrária de Abelardo Luz.
A reunião foi realizada no Centro Administrativo Municipal e teve como pauta a implementação de ações para fortalecer a agricultura familiar, através da produção de leite, peixes, sementes e hortifrutigranjeiros. "A ideia é unir forças na busca por melhorias na produção primária para fortalecer a industrialização de alimentos, no caso da indústria de doces e conservas e do próprio frigorífico de peixes, duas agroindústrias instaladas no município", destaca o secretário Joel Tomazi.
Abelardo Luz é o município que concentra o maior número de assentamentos de Santa Catarina. São cerca de 1.500 famílias assentadas em 22 assentamentos, ocupando uma área de 20 mil hectares de terra. "Esta sendo planejado um conjunto de estratégias e também será buscado firmar novas parcerias com o BNDS e Universidades, entre outros órgãos", afirma Tomazi.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz