Na quinta-feira (07), os alunos da 5ª série de Escola Municipal Nair Teixeira Moscheiser, realizaram uma visita a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçu. A Reserva Indígena conta com uma área de 15.623 hectares e uma população de 2.950 índios de duas etnias: Kaingáng e Guarani. A escola Cacique Vanhkre conta com aproximadamente 900 alunos, pois recebe também alunos de outras reservas indígenas da região.
O objetivo da direção da Escola Nair Teixeira Morschheiser foi oportunizar aos estudantes da rede municipal um contato mais próximo com a cultura indígena e a língua Kaigang. Durante a visita os alunos conheceram todas as dependências da área escolar indígena e puderam interagir com os professores da escola, conhecendo um pouco mais da cultura Kaingáng e Guarani. Para a diretora da Escola Nair Teixeira Morchheiser, Anileda Preto, que acompanhou a visita, a intenção agora é estimular as crianças a desenvolverem trabalhos sobre a cultura indígena. "Tudo o que eles conhecerem durante a visita será resgatado em sala de aula pelos professores da nossa escola", salientou.
Na oportunidade os alunos da rede municipal de São Domingos, em um gesto de integração das culturas, interpretaram a música "Vamos Construir", que ficou conhecida na voz de Sandy e Junior. Neste sentido, os alunos Kaingángs e Guaranis também apresentaram uma dança típica da comunidade indígena para simbolizar a integração dos povos. Para a secretária de educação, Silvia Brito Baggio, os intercâmbios culturais são importantes para as crianças, "pois oferecem a oportunidade de melhor entender os processos culturais da região". A maioria dos professores da escola Cacique Vanhkre tem descendência indígena, o que facilita o aprendizado dos alunos e também auxilia na aprendizagem da língua materna das crianças, Kaingáng e Guarani.
Cleberson Marcon – Ascom São Domingos