You are currently viewing Abelardo Luz: Conferência Municipal de Saúde discute melhorias no SUS

Abelardo Luz: Conferência Municipal de Saúde discute melhorias no SUS

Abelardo Luz realizou no dia 7 de julho a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais de saúde, autoridades, lideranças comunitárias e representantes de entidades.

A conferência discutiu o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). "Avaliamos a situação da saúde pública e com a participação da população apresentamos diretrizes para melhorar o atendimento prestado aos usuários", explicou a secretária de Saúde, Marlene Piccinin.

O secretário de Administração Joel Tomazi abriu o evento dizendo que fazer saúde de qualidade é fazer investimentos em todas as áreas. Segundo ele, por isso o município vem investindo na política de habitação com moradia digna, educação e na própria regionalização da saúde construindo novas unidades na cidade e interior.

Tomazi também citou o projeto de saneamento básico para tratamento do esgoto da cidade, obra que vai custar cerca de R$ 15 milhões. "Nós estamos na fase de autorização para licitação da obra que é muito importante para construção da política de Saúde visando melhorar a qualidade de vida da população", ressaltou ele, que no ato representou o prefeito Dilmar Fantinelli, que estava em viagem a Brasília.

A Conferência Municipal de Saúde encerrou com a plenária final com apresentação de propostas e a eleição dos delegados que vão representar o município na Conferência Estadual. Abelardo Luz escolher como delegados da esfera governamental Roz-Mary Guzatti (Titular), Maria Aparecida de Borba (suplente), Terezinha Rodrigues da Silva (Titular) e Aline Fávero (suplente); e não governamental Claudir Favero (titular) Cleusa Bertoncelo (suplente), Neusa Signor (titular) e Katia Basso (suplente).

Propostas

Entre as principais propostas aprovadas estão: melhorias nos atendimentos de urgência e emergência do Hospital São Paulo de Xanxerê; acessibilidade da população à serviços odontológicos especializados, seguindo exemplo dos consórcios médicos de alta e média complexidade; criação de conselhos locais de saúde nas comunidades; aumento do número de leitos para internação dos pacientes de saúde mental, álcool e drogas na região; reajuste da tabela SUS para consultas, exames e procedimentos; e aumento dos recursos destinados pela esfera Federal aos municípios, entre outras. 

Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz