O Governo Municipal de Xaxim através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a EPAGRI, foi realizado nesta semana o lV seminário municipal de Bovinocultura de leite. Com a presença de centenas de agricultores interessados em melhorar o manejo de suas propriedades na atividade leiteira.
Pela manhã teve palestra do biólogo, consultor do Senar e produtor de leite Leandro Simione com o tema Impacto da Higiene na ordenha e lavagem dos equipamentos na qualidade do Leite. A tarde palestra com o engenheiro agrônomo Líder do Projeto Pecuário na Região Oeste Epagri Chapecó. Com o tema necessidade de Silagem conforme o número de animais na propriedade , a forma correta de fazer silagem , construção do silo, ponto da colheita, plantio planejado.
O evento teve apoio do SENAR, Agropecuária Porto Vet, Agropecuária Alessi, Agropecuária Thomé, Agropecuária , Polli e Borim , Agropecuária Sem Fronterias , Vidi Agropecuária , Cooperalfa , Agropecuária Dal Magro, Cressol, Banco do Brasil , Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cidasc e conselho municipal de desenvolvimento rural de Xaxim.
Segundo Adir Berrtussi Engenheiro Agrônomo da EPAGRI de Xaxim, um dos organizadores do evento a Bovinocultura de leite, hoje é considerada uma das mais importantes atividades desenvolvidas no município, estimamos um plantel produtivo de 10 mil matrizes e uma produção anual acima de 30 milhões de litros de leite, consideramos que a atividade merece uma atenção especial.
Entre os apoios que vem sendo dado aos agricultores, um dos mais importantes é a disponibilidade de informações técnicas, hoje especialmente com este evento temos a preocupação com os aspectos técnicos de relevância e necessários para a atividade no momento; primeiro, a questão da qualidade do leite e a legislação vigente; segundo, a forma adequada de fazer e fornecer silagem aos animais.
Para o Secretario Municipal da Agricultura Ivanor Galon a atividade leiteira a é uma das principais l renda de nossos produtores, por isso juntamente com o prefeito Tinho estamos realizando vários programas voltados a esta atividade, podemos citar , a entrega de sementes de pastagem gratuita, melhoramento genético e aquisição de máquinas para o plantio e colheita dos alimentos usados nas propriedades. Temos compromisso com nossos produtores e essas parcerias com a EPAGRi tem objetivo de orientar os produtores a baixar custos, aumentando a renda nas atividades, finaliza Galon.
Texto: Igomar Bortoncello