As crianças e adolescentes que participam do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em Passos Maia, receberam com muita festa os novos uniformes, que foram entregues pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). As entregas foram feitas em todos os núcleos do Programa e contaram com a presença de mais de 200 pessoas, entre os pais e as crianças.
A coordenadora de Projetos Sociais, Vânia Testa Tozzo, esteve presente na entrega dos uniformes e ressaltou que uma das bases do programa é a disciplina, "essa é uma característica fundamental para o desenvolvimento dos futuros cidadãos de bem, sem dúvida o trabalho que estamos realizando hoje, fará a diferença no desenvolvimento dessas crianças. Como professora, sei da importância do uniforme no dia-a-dia da criança, promove a igualdade e a segurança para eles", disse Vânia.
Vânia disse ainda que oferecer qualidade de vida aos cidadãos é uma preocupação constante do gestor público, "por isso o Prefeito Osmar Tozzo não mede esforços para a realização desses projetos sociais, principalmente para as crianças", ressaltou.
Os pais estiveram presentes na entrega dos uniformes e a Dona Maria Cardoso, que é mãe de alunos do PETI aprovou a iniciativa e elogiou o programa, "além de economizar as roupas no dia-a-dia, eu fico feliz, pois sei que meus filhos estão em boas mãos aqui no período da tarde e não desocupados nas ruas".
Para Vânia, "essas crianças serão nosso futuro, temos uma missão muito importante para o benefício delas. Precisamos oferecer condições para que elas cresçam com dignidade, longe das drogas e da violência, estamos plantando uma semente, que já começa a dar frutos. São esses jovens que vão tomar conta da nossa cidade amanhã, e tenho certeza de que ela estará em boas mãos", completou.
O PETI tem como objetivo erradicar todas as formas de trabalho infantil, em um processo de resgate da cidadania e inclusão social de suas famílias. O Programa oferece uma série de atividades educativas, recreativas e culturais, que incluem reforço escolar, atendimento sócio-educacional, trabalhos manuais, higiene pessoal, educação familiar, dança, capoeira, entre outros. As ações são realizadas no contra turno escolar para as crianças que residem nas regiões de Indumel, Zumbi, Tozzo e Sede. No total, são 148 crianças no município que participam do programa.
Jarbas Ritter de Ramos – Ascom Passos Maia