Que crianças tem resistência a incluir na alimentação frutas, verduras e legumes não é novidade. Mas, em Ponte Serrada um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação busca mudar esta realidade. A beterraba contém vitamina C e pra que serve a vitamina C? Para prevenir gripe, cansaço, infecções, entre outros benefícios. Já a cenoura favorece a boa visão.
As informações são apresentadas as crianças de todos os seis Centros de Educação Infantil de Ponte Serrada através da nutricionista Alice Frozza. De forma lúdica, Alice fala quis são os alimentos considerados saudáveis, porque o cardápio da escola oferece aqueles alimentos, qual a importância de estar de alimentando adequadamente, quais são as vitaminas e minerais que compõe o cardápio. A nutricionista aborda ainda a importância da higiene pessoal, como a escovação dos dentes e orienta sobre a maneira correta de fazê-la.
A secretária de Educação Mariza Lopes Pimentel ressalta que este trabalho é realizado com frequência em todas as unidades de ensino do município e que as orientações dadas pela nutricionista são constantemente reforçadas por toda a equipe de professores e coordenadores dos centros de ensino através de vídeos, peças teatrais e das próprias aulas.
"Embora ainda não tenham contato direto com as plantas, devido a pouca idade, os alunos do Centro de Educação Infantil Carmelina Menin Rossi acompanham o desenvolvimento de verduras e hortaliças na horta da creche. Essa é também uma forma de estimular as crianças a comer estes alimentos", afirma a coordenadora da unidade Ivone Paglia. Toda a alimentação oferecida nas creches e escolas municipais segue um cardápio elaborado pela nutricionista do município.
Adriana Panizzi – Ascom Abelardo Luz