Neste mês o município foi certificado como uma das cidades que melhor cumpre o artigo 14 da lei 11.947/2009 do deputado Dirceu Dresch, a qual em seu artigo 14 preconiza que dos recursos financeiros repassados pelo FNDE ao município no âmbito do PNAE, no mínimo 30% devem ser utilizados na aquisição de alimentos diretamente da Agricultura Familiar. O certificado foi entregue no dia oito de agosto na Assembléia Legislativa de Santa Catarina para a secretária de Educação e Cultura Clesi Ana Brandielli.
Com recursos do FNDE através do PNAE o município adquire produtos dos agricultores através de compra direta de alimentos locais que são utilizados na alimentação escolar dos 3.300 alunos das escolas e Ceim's do município. Segundo a secretária de Educação e Cultura de Xaxim Clesi Ana Brandielli, o município adquire 40% da merenda escolar de produtos da Agricultura Familiar.
Clesi salienta que o município pode adquirir 100% da alimentação escolar da Agricultura Familiar, no entanto não há oferta de produtos por parte dos agricultores, explica a secretária. Durante o ano são realizadas duas chamadas públicas para a compra direta dos alimentos, sem a necessidade de licitação
Sandra Angonese – Ascom Xaxim