Ponte Serrada será contemplada com projeto para saneamento básico do PAC 2

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ponte Serrada está na relação de municípios selecionados pelo Fundo Nacional da Saúde – FUNASA através do PAC 2, para receber recursos para elaboração de projeto na área de saneamento básico. A informação é do secretário de Administração do município Marcio Chibicheski. Segundo ele, em Santa Catarina um total de 201 municípios apresentaram carta consulta à FUNASA para pleitear estes recursos. Entre estes, 141 foram pré-selecionados sendo que apenas 50 devem receber os recursos na primeira etapa de liberação. Ponte Serrada esta apta a receber, pois, está em 16° na prioridade do estado nesse programa.

Chibicheski esclarece que estes recursos são destinados a elaboração do projeto executivo para implantação do sistema de saneamento básico composto por adutoras e estação de tratamento. "Elaborar este projeto é o primeiro passo para posteriormente pleitearmos recursos para implantar o sistema. Um projeto deste porte tem um custo aproximado de R$ 200 mil. Então é muito importante que o município seja contemplado com este valor pelo governo federal", explica o secretário.    

Na quarta-feira (9), o engenheiro da Fundação Nacional de Saúde Milton Tadashi Shiratori esteve em Ponte Serrada para fazer um pré-levantamento do perímetro urbano. Este levantamento é importante para mensurar o custo estimado para a liberação dos recursos à empresa que vai elaborar o projeto executivo. Ele recebeu ainda uma cópia do Plano Municipal de Saneamento que está sendo elaborado pelo município através da empresa Engevix Azimute.

Coordenam a elaboração do plano municipal de saneamento básico além do secretário de Meio Ambiente Fiorindo Franceschi Neto, Sandro Pereira, Ronivaldo de Oliveira, Nelson Rocha, Altair Fazolo e Douglas Severgnini. Ainda em 2009 o município foi contemplado com o plano através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável que, na época tinha como secretário Onofre Agostini. O acompanhamento das ações necessárias para a elaboração deste projeto para a implantação da rede de saneamento e estação de tratamento também ficará a cargo da Secretaria do Meio Ambiente. 

Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada