You are currently viewing Morador registra neve no interior de Abelardo Luz

Morador registra neve no interior de Abelardo Luz

Um morador registrou na semana passada a queda de neve no interior de Abelardo Luz. Aidir Pinotti, 30 anos, fotografou o fenômeno no assentamento José Maria, por volta das 16h20, do dia 3 de agosto, data em que nevou em várias cidades de Santa Catarina.

Aidir é professor do curso Técnico em Agroecologia na Escola Estadual Paulo Freire e estava na secretaria quando observou os flocos de neve caindo em frente ao pátio escolar. "No começo achei que fosse pedra, mas logo vimos que não era. Foi tudo muito rápido, durou de 3 a 4 minutos. Consegui tirar três fotos e logo a neve derreteu", relata.

Além dele, o fenômeno foi visto por funcionários e alunos que estavam na escola naquele momento único e inesquecível em que todos conheceram de perto a neve. "Ninguém tinha visto e ficamos muito alegres e surpresos", ressalta ele, dizendo que à noite, por volta das 19h30, voltou a nevar na região, mas não registrou em imagens.

Conforme Pinotti, não é a primeira vez que o fenômeno é registrado no assentamento José Maria, onde a altitude favorece para que ele aconteça. "Aqui sempre é muito frio no inverno. Naquele dia não sei exatamente a temperatura que fazia, mas acho que não passava de um grau. Estava muito frio naquela hora", afirma.

O assentamento José Maria fica distante 30 quilômetros de Abelardo Luz. Está localizado numa das regiões mais frias e em um dos pontos mais altos do município com 1.020 metros de altitude. Também fica a 18 quilômetros de Palmas, a cidade mais fria do Sudoeste do Paraná.

Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz