Crianças com idade entre zero e sete anos têm compromisso com a prevenção e a saúde. Começou na segunda-feira (8), a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. Nesta campanha devem ser imunizadas crianças com idade entre zero e cinco anos. Já as crianças com idade entre um (01) e sete anos incompletos também devem ir aos postos de saúde para receber a vacina contra o Sarampo.
Em Ponte Serrada a Secretaria de Saúde preparou um calendário de vacinação para todo o município para esta campanha que segue até o dia 26 de agosto. No próximo sábado, dia 13, será o Dia D de Vacinação quando a unidade de saúde central atenderá até às 17 horas, inclusive ao meio dia. De segunda até quinta (8 a 11) a vacina estará disponível no posto de saúde da Baia Alta, atendendo também moradores da Cohab e Vila Miranda. Na sexta-feira, dia 12, a vacina estará sendo disponibilizada na Creche do Bairro Berté, com acesso aos moradores do Bairro Moroso e Serra da Paca.
Na próxima segunda feira, dia 15, a vacina será disponibilizada na creche do Bairro Sebastião. Dias 17, 18 e 19 crianças moradoras dos bairros CTG, Vila Nova e arredores poderão ser vacinadas na creche do Bairro CTG. Dias 22 e 23 de agosto uma equipe da Secretaria de Saúde estará na creche do Bairro Cascatinha quando poderão se vacinar ainda as crianças moradoras dos bairros Bela Vista e Antônio Paglia. O roteiro encerra na comunidade do Adami no dia 24. Durante todo este período a vacinação sempre estará disponível também no posto de saúde central. As campanhas encerram dia 26 de agosto para paralisia infantil e dia 13 de setembro para o sarampo.
Segundo a enfermeira Marcia Naibo, responsável pela Vigilância Epidemiológica e Sala de Vacinas, devem ser imunizadas contra a poliomielite 850 crianças. Já com a vacina contra o sarampo devem ser imunizadas 1.060 crianças. Ainda, segundo ela, embora não sejam registrados casos de paralisia no país há alguns anos, a campanha precisa ter continuidade já que a doença continua existindo em países vizinhos. Já o sarampo continua tendo registros no Brasil e os riscos para quem desenvolve a doença são os mais diversos como cegueira, surdez e até a morte.
A secretária de Saúde Adriana Pavelski lembra que todos os pais, mães ou acompanhantes das crianças devem ir às unidades de saúde ou aos locais onde a vacina for disponibilizada com a carteira de vacinação da criança.
Idosos: A partir deste início do mês de agosto, idosos com idade acima de 60 anos terão atendimento prioritário no posto de saúde central de Ponte Serrada nas manhãs de terças-feiras. È preciso fazer o agendamento prévio, porém, o idoso tem prioridade ao marcar a consulta e também ao chegar para o atendimento. A secretária de Saúde Adriana afirma que a secretaria está atendendo assim, a uma reivindicação feita pelos próprios idosos na Conferência Municipal de Saúde, realizada recentemente.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada