Uma oportunidade para apontar sugestões de melhoria nos serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). Este foi o objetivo da 4ª Conferência Municipal de Assistência Social realizada na quinta-feira (4) pela Secretaria de Assistência Social de Ponte Serrada em parceria com instituições como Creas, Cras, Peti e o próprio Conselho Municipal de Assistência Social.
As conferências municipais estão sendo realizadas em todos os municípios brasileiros por uma orientação do Ministério do Desenvolvimento Social. Em Ponte Serrada a conferência contou com a participação de cerca de 100 pessoas e teve como palestrante Dorival Costa. Ele disse que entre as sugestões apontadas na maioria dos municípios está a contratação de profissionais efetivos para atuar na assistência social e também a continuidade das ações na troca das administrações municipais.
O prefeito Antoninho Rossi, que já administrou o município em outras gestões, falou das dificuldades que tinha na área social e dos avanços conquistados. Porém, ressaltou que os recursos para o setor, por parte da esfera estadual e federal ainda são escassos. A Secretária de Assistência Social Zélia Catto Rossi afirmou que o município tem procurado implementar programas e ações com resultados a longo prazo e não com resultados imediatos e passageiros. A presidente do Conselho Municipal Mariza Lopes Pimentel reforçou a importância da participação da população no apontamento de sugestões para a melhoria dos serviços.
Reunidos em grupos os participantes elaboraram mais de 30 sugestões. Entre elas a realização de concurso público para efetivação das equipes, ampliação da divulgação dos serviços oferecidos no Cras e no Creas, ampliação das ações de capacitação das equipes e descentralização das reuniões do Conselho de Assistência. Foram eleitos seis delegados na etapa municipal. Este grupo agora irá apresentar as sugestões na etapa estadual da conferencia e, posteriormente na etapa nacional.
Através do Sistema Único de Assistência Social são disponibilizados, por exemplo, o Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), auxílio a idosos e deficientes. A secretária Zélia agradeceu as equipes do Cras, Creas e Peti pela organização da conferência.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada