A Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realizaram nos dias 2,3 e 4 de agosto uma capacitação com todos os operadores másters da frequência escolar do Programa Bolsa Família dos 293 municípios catarinenses. A capacitação foi realizada no auditório da Secretaria da Educação, em Florianópolis, e contou ainda com a participação dos 36 supervisores escolares das Gerências Regionais de Educação.
A capacitação foi realizada em dias diferentes para cada região do estado. Os operadores másters do Polo de Xanxerê, que contempla todos os municípios da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), e entre outros polos, realizaram o curso no dia 2 de agosto.
De acordo com a operadora máster da frequência escolar no município de Abelardo Luz, Ivonete Bogo, o objetivo do curso é de reforçar junto às famílias beneficiadas que a freqüência escolar é condição essencial para o recebimento do benefício do Programa Bolsa Família. "Vamos conscientizar também os pais no combate à evasão escolar, pois este recurso é o que ameniza a fome de muitas famílias necessitadas", completa.
Temáticas
Na capacitação foram abordados temas como: gestão do cuidado: possibilidades para o enfrentamento da tabela de motivos do Programa Bolsa Família (PBF); acompanhamento da frequência escolar de crianças e jovens em vulnerabilidade – desafios para a gestão 2011; indicadores qualitativos da frequência escolar em SC no ano de 2010 e dados parciais de 2011; funções do sistema com ênfase na análise dos motivos da baixa frequência.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz