Essa é a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a poliomielite que iniciou em todo o Brasil ainda no dia 13 de junho. No sábado (18) foi o dia D da campanha. A unidade de saúde de Ipuaçu recebeu 162 crianças para tomar a gotinha. A equipe de saúde que ficou de plantão das 8hs às 17 horas salientou que foi vacinado um número expressivo de crianças no sábado.
A meta do Ministério da Saúde é que os municípios atinjam 95%. Das 609 crianças que Ipuaçu deve vacinar até o final da campanha, 378 já foram imunizadas. Maria Ines Guisso, técnica de enfermagem, salientou que ainda falta comunidades para serem vacinadas e que o Município vai atingir a meta.
Todas as crianças menores de 5 anos devem receber a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). Os pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação para atualização das doses. A segunda dose da vacinação acontece em agosto.
A poliomielite é uma doença viral infecciosa que afeta o sistema nervoso e pode provocar paralisia. Seus sintomas são febre, cansaço, dor de cabeça, vômito, rigidez no pescoço e dores em braços e pernas.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu