Realizada pela primeira vez em Ponte Serrada, a Campanha Recicla CDL superou as expectativas. Durante toda a última semana, moradores da cidade se mobilizaram para fazer a entrega de equipamentos eletrônicos que, embora já sem uso, eram guardados em casa. E o volume de peças que chegou a sede da CDL realmente impressionou.
Somente em televisores antigos foram retirados de circulação 267 unidades. Entre televisores, rádios, aparelhos de som, celulares, pilhas, baterias, gravadores e até lâmpadas fluorescentes foram arrecadados 1752 peças. "É realmente impressionante a quantidade de equipamentos eletrônicos, a maioria inservível, que a pessoas mantinham guardados, provavelmente por não saber exatamente o que fazer os mesmos. Felizmente a Campanha Recicla CDL oportunizou uma destinação adequada", disse o presidente da entidade local Neodi Tizatto.
Retirar de circulação equipamentos eletrônicos inservíveis é uma iniciativa da Federação das Associações de Dirigentes Lojistas de Santa Catariana, FCDL. A maioria dos eletrônicos contêm componentes que podem causar sérios danos a natureza e até mesmo a saúde humana quando descartados de forma incorreta. Justamente por isso a FCDL abraçou a causa e incentiva e realização do Recicla CDL em todo o estado.
Todo o material recolhido, segundo Tizatto, foi entregue a uma empresa especializada em reciclagem deste tipo de equipamento. Em Ponte Serrada a Campanha Recicla CDL ganhou apoio de 12 equipes que participaram da 1ª Gincana Ecológica. Entre as tarefas das equipes estava justamente a coleta dos eletrônicos. As atividades também integraram a programação da semana do meio ambiente.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada