Na tarde de ontem Ipuaçu foi palco de boas ações através da Apae- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais onde foi recebido a presidente do Instituo Guga Kuerten, Alice Kuerten.
Ainda em 2010, a Apae encaminhou um projeto para o Instituto para participar do Fundo de Apoio a Projetos Sociais, o FAPS, o qual é um programa do IGK que busca apoiar financeira e tecnicamente projetos de Organizações sociais de Santa Catarina, que desenvolvam ações voltadas para integração da pessoa com deficiência. Através desse projeto, a Apae de Ipuaçu recebeu valores financeiros, onde com uma verba a mais da Apae, foi adquirido um veiculo Ford Ka que é utilizado pelos profissionais para fazer atendimentos nas casas dos alunos.
A entrega simbólica dessa ação foi feita ontem (15) na Apae com a presença de Alice Kuerten, mãe de Gustavo Kuerten que salientou a importância de estar em Ipuaçu entregando mais uma ação no oeste de Santa Catarina: "estamos felizes com a possibilidade de entregar e conhecer o município, ainda mais vendo essa nova obra da Apae que teve auxilio da prefeitura e da comunidade, pois é necessário ter parceria, e aqui esta fazendo acontecer".
A Sede própria da Apae de Ipuaçu foi inaugurada em dezembro do ano passado e conta hoje com uma área de 2600 metros quadrados de terreno, e atende atualmente 68 alunos.
O prefeito municipal Denilso Casal que participou do evento parabenizou as pessoas que tiveram a idéia de montar a Apae em Ipuaçu e lembrou que o Governo Municipal contribuiu para que a Apae conseguisse ter a sede própria buscando recursos nos governos. "Estamos muitos felizes de ver uma equipe trabalhando para essas pessoas e ainda recebendo o apoio do Instituto", finalizou Denilso.
O Presidente da Apae de Ipuaçu Gilberto Bevilaqua salientou a importância da Associação ter recebido o recursos do IGK: "Estamos felizes de ter recebido a mãe do Guga e principalmente por ela nos ter repassado essa ação que nos auxiliou muito".
Demonstrando um pouco do trabalho realizado pela Apae, os alunos encerraram o evento com apresentação que emocionou todos os participantes. Para a presidente do IGK, isso representa a dedicação da equipe: "parabenizo o trabalho da equipe da Apae e quero que os alunos aproveitem e que os pais participem. Convido a comunidade para conhecer o trabalho da Apae e ver os talentos que temos", salientou Alice.
Conheça mais a Apae de Ipuaçu:
Contando um pouco de nossa história, a fundação da APAE de Ipuaçu partiu de um grupo de pessoas preocupadas e sensibilizadas com as pessoas com deficiências intelectual ou múltipla, onde decidiram fundar uma associação tendo o apoio do Prefeito e do Secretário municipal de Educação, e desta forma constituíram uma comissão provisória, tendo como principal objetivo dar andamento na documentação necessária para a fundação da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
No dia 16 de dezembro de 2003, aconteceu a segunda reunião, onde houve a homologação dos estatutos com a eleição e a posse da primeira diretoria da APAE de IPUAÇU.
No dia 15 de março de 2004, ás 09h, em sede alugada situada na Rua: Lammer, 442 a Escola teve a sua primeira aula inaugural com a presença de autoridades municipais, regionais, pais e convidados. Salientando que nesta época já havia trinta e seis alunos matriculados.
No dia 05 de novembro de 2004, a Diretoria em reunião ordinária, decidiu por aclamação que a Escola chamaria Escola Especial Pôr do Sol APAE de Ipuaçu, salientando que neste período a Escola Especial prestou atendimento aos seus educandos com técnicos e alguns professores cedidos pela Prefeitura Municipal.
Em novembro de 2006 foi solicitado o credenciamento da Clinica de Reabilitação Pôr do Sol pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e em 06/04/2008 deu inicio as suas atividades, com uma equipe multidisciplinar onde presta atendimentos nas áreas de neurologia, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, realizando avaliação e diagnóstico para toda a comunidade.
No ano de 2010 iniciou-se a construção de parte da Instituição, sendo esta inaugurada em 15 de dezembro de 2010, sito a Rua Lamer esquina com a Rua Pagnoncelli nº 677.
O trabalho da Escola norteia-se em promover o desenvolvimento biopsicosocial das pessoas com deficiência de 0 a 60 anos de idade. Atualmente são atendidos 68 alunos e destes 37 estão incluídos no ensino regular.
A Escola realiza trabalho com as turmas de:
* SERVIÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO/OCUPACIONAL I, II, III
* TID
* SPE
* ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL
APAE de Ipuaçu apresenta um diferencial, atua diretamente com um público de origem humilde e de diferentes etnias, Cerca de 80% dos alunos com deficiência intelectual e múltipla, são provenientes de, diversas Aldeias Kaygangues da Reserva Indígena Xapecó ocupando cerca de 50 % da área territorial do nosso município e na sua grande maioria trata-se de famílias extremamente carentes, em situação de vulnerabilidade social, onde se vêem impossibilitadas de responder ás necessidades básicas de seus membros.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu