Um encontro reunindo 17 municípios de toda grande região foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vargeão através da Vigilância Epidemiológica, para discutir a situação da dengue no Brasil e em especial na região Oeste, aonde a presença do mosquito aedes aegypti e consequentemente a doença já foram registrados em municípios visinhos.
O evento contou com a participação da enfermeira Clarisse Azevedo que trabalha com o controle da dengue no estado de Santa Catarina. Ela abordou principalmente como esta sendo visualizado o caso da dengue na região oeste principalmente nas cidades de Chapecó e São Miguel do Oeste, os quais, juntos, chegam a atingir quase 50% de todos os focos do mosquito encontrado no estado. Outro dado importante é a origem dos casos na região oeste, que segundo a enfermeira cerca de 80% das larvas encontradas se localizavam em pneus.
A Secretária de Saúde Sônia Bodanese ressaltou a participação dos municípios e a importância de debater em grupo as problemáticas a ser enfrentada em combate a proliferação do mosquito na região, "precisamos juntar forças e trabalhar todos com um único propósito, continuar a conscientizar a população quanto ao risco eminente que a falta de cuidado traz, facilitando a proliferação do mosquito. Precisamos todos trabalhar pela prevenção e esse é objetivo do nosso encontro de hoje", enfatizou.
Participaram do evento vigilantes sanitários e funcionários de órgãos públicos das cidades de Abelardo Luz, Entre Rios, São Domingos, Lajeado Grande, Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Jupía, Xaxim, Ouro Verde, Xanxerê, Ipuaçu, Marema, Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Bom Jesus, Novo Horizonte e Vargeão.
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão