You are currently viewing Secretaria de Agricultura propõe formação de cooperativa

Secretaria de Agricultura propõe formação de cooperativa

A equipe da Secretaria de Agricultura, liderada por Vianei Meoti, reuniu na tarde de sexta-feira (10), no Centro de Múltiplo Uso do centro da cidade, 60 agricultores familiares para discutir a formação de uma cooperativa.  A intenção é articular os agricultores familiares do município na formação da "Cooperativa de Produção e Comercialização de São Domingos", que tem por objetivo incentivar a produção de alimentos e posteriormente o comércio de forma cooperada. Na reunião foram discutidos os princípios do cooperativismo com a colaboração do técnico agrícola Reges Chimello.

A iniciativa da equipe da agricultura conta com o apoio do escritório local da Epagri, do Sintraf, da Cresol e da Associação dos Feirantes de São Domingos. De acordo com o secretário Meoti a idéia é que as entidades envolvidas dêem o suporte necessário, mas os agricultores terão que se organizar, produzir, administrar e comercializar os produtos. A intenção é fomentar a produção de alimentos principalmente os comercializados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos do governo federal. "Com a formalização da cooperativa os produtos ficam mais competitivos no mercado, podendo ser comercializada a produção excedente fora do município com o respeito aos trâmites burocráticos e tributários necessários", avalia o secretário.

Na oportunidade foi escolhida uma comissão de seis agricultores que vai trabalhar de forma conjunta com as entidades e com a secretaria de agricultura para formalizar a cooperativa. O próximo encontro será na segunda-feira, dia 20 de junho, na sala de reuniões da prefeitura municipal, e terá como objetivo discutir e construir o Estatuto Social da Cooperativa de Produção e Comercialização de São Domingos. A secretaria e as entidades pretendem fomentar a produção de alimentos como, por exemplo, legumes e verduras, derivados do leite e da cana-de-açúcar, panificados, frutas, carne suína e ainda incentivar a cadeia produtiva do pescado. 

Cleberson Marcon – Ascom São Domingos