A cada quatro anos a sociedade civil organizada, representantes do governo e profissionais da saúde, comunidade científica e prestadores de serviço, se reúnem em torno de um único objetivo: avaliar e traçar novos rumos para o Sistema Único de Saúde – SUS. Para esta Conferência, 14º Nacional e 4ª municipal, o Tema central escolhido é "TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA E PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO".
Este tema busca refletir a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária; avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, baseadas no conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos; e fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde.
A conferência foi realizada durante a tarde e contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas entre profissionais da saúde, autoridades e comunidade geral. Durante o evento a Enfermeira Sônia Bonan fez uma explanação sobre todas as atividades realizadas pela Secretaria de Saúde nos últimos dois anos, inclusive com os valores aplicados por habitante em saúde no município. Além disso, foi ministrada uma palestra sobre o tema da conferencia, aplicada pelo Servidor do Ministério da Saúde e apoiador do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde Geraldo Azolini.
A Secretária de Saúde Sônia Bodanese formalizou a abertura oficial do evento e abordou a importância da realização destas conferências, que embora com resultados demorados, são eficientes para a melhora da qualidade da saúde a ser prestada nos próximos anos. "Além de tudo é muito salutar a presença da população que participa para discutir os problemas que assolam todas as comunidades, porque aqui vocês têm uma base de como funciona a saúde e como os recursos nela são aplicados. Esse é o objetivo, conhecer para poder dar opiniões e depois cobrar por mudanças e melhorias, sempre a serviço de sua vida e a de toda sua família", finalizou a secretária.
A quarta Conferência Municipal de Saúde teve por objetivo estudar, discutir e levantar propostas, que serão enviadas para apreciação na etapa Estadual da Conferência, sobre o Eixo: "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio do SUS", com os subtítulos, políticas de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; e gestão do SUS (financiamento, pacto pela saúde e relação público X privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde). A Conferência Estadual da Saúde esta pré-agendada para acontecer nos dias 21, 22 e 23 de setembro.
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão