A Secretaria de Desenvolvimento Social conseguiu, em 2011, arrecadar mais de 18 mil peças entre roupas, calçados e cobertores. As peças estão sendo distribuídas através da Central de Doações, que fica localizada junto ao Cesex De Olho no Futuro, no bairro São Romero.
De acordo com a Coordenadora do Cesex e da Distribuição de Roupas da Central de Doações, Judite Trevisan Góis, mais de 180 famílias já foram atendidas desde o início da Campanha do Agasalho.
Ela explica que as famílias interessadas precisam ser atendidas no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Lá a Assistente Social avalia cada família para saber a necessidade de peças conforme o número de pessoas.
A Central de Doações está atendendo 28 famílias por dia. "Não podemos agendar muita gente para poder atender bem e de forma organizada todos que vem até aqui", destacou Judite.
Dona Sueli dos Santos, que reside no bairro João Winckler, disse que este novo sistema de distribuição de roupas e calçados é muito melhor, porque as famílias podem levar as peças que realmente servir. "Antes a gente ganhava uma sacola de coisas e muitas delas a gente não aproveitava. Sei de muita gente que jogava fora porque não servia. Agora não, a gente só leva o que serve e temos a certeza de que vamos aproveitar bem cada peça que levarmos", destacou Sueli.
Judite acrescentou ainda que é através da opinião das pessoas que vão buscar as peças que se procura melhorar cada vez mais o atendimento e a forma de distribuição das roupas. "A maioria das pessoas aprovou a Central de Doações, porque dessa forma elas são atendidas o ano todo e podem aproveitar muito mais as doações".
Solange Oro – Ascom Xanxerê