Nesta segunda-feira, dia 13, inicia a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, a chamada paralisia infantil. A campanha visa imunizar todas as crianças de zero a cinco anos de idade. Nesta primeira etapa de vacinação o Ministério da Saúde tem como meta a imunização de 14,4 milhões de crianças em todo o Brasil, o que representa 95% dos menores de cinco anos. A poliomielite é uma doença grave transmitida por vírus, que afeta as crianças podendo causar lesões no sistema nervoso, provocando a paralisia principalmente nos membros inferiores.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus no mundo é necessário continuar a vacinação. "Por isso, é importante que os pais levem seus filhos para realizarem a vacinação, que garante à criança uma vida saudável", salientou a secretária de saúde Elieze Comáchio. Em São Domingos a meta é imunizar cerca de 600 crianças de zero até cinco anos.
Roteiro
A equipe da secretaria de saúde elaborou um roteiro de vacinação para atender todas as crianças, iniciando nesta segunda-feira na comunidade de Linha Santo Antônio das 13h30min até às 15h30min. Na terça-feira (14) a vacinação será às 13h15min no Bairro Esperança e às 15h no Bairro Ari Bortoli (Cohab). Na quarta-feira (15) será a vez do Distrito do Maratá das 13h30min até às 15h30min. Na quinta-feira (16) a equipe da secretaria de saúde vai imunizar as crianças do Distrito de Vila Milani das 13h30min até às 15h30min. Já no sábado, 18 de junho, é o "Dia D" nacional de vacinação contra a paralisia infantil. Por isso, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Esperança atenderá das 8h da manhã até às 17h da tarde sem fechar ao meio dia. A campanha será do dia 13 até o dia 1º de julho.
Cleberson Marcon – Ascom São Domingos