Ponte Serrada: incentivo a fruticultura

Produtores de plantas frutíferas e interessados em iniciar a atividade de fruticultura tiveram a oportunidade de aprender técnicas de plantio e também da poda destas plantas. Em parceria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Epagri, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente disponibilizaram uma palestra sobre o cultivo das mais diversas plantas frutíferas com o Engenheiro Agrônomo Valmir Pavesi. "A fruticultura é uma excelente oportunidade, principalmente para a pequena propriedade", afirmou.  

Com um clima propício para o cultivo de muitas variedades frutíferas, a palestra serviu também de estímulo para quem deseja investir na fruticultura. Entre os participantes do curso estava o agricultor Vilasio Maier. Há aproximadamente oito anos ele resolveu investir no cultivo de laranja e caqui. Hoje, semanalmente ele está na cidade comercializando as frutas e garante que a atividade é lucrativa. O próximo passo de Vilasio será um investimento no plantio de figos.

Quem tem interesse em ampliar o pomar ou mesmo adquirir as primeiras mudas pode procurar a Secretaria de Agricultura. Segundo o técnico Andreley Habech a secretaria está aceitando pedidos de inúmeras espécies. As mudas serão adquiridas de um viveiro certificado e devem chegar a Ponte Serrada no mês de agosto, período indicado para o plantio. Além de plantas frutíferas é possível solicitar também plantas ornamentais. Andreley ressalta ainda que a secretaria também presta toda a assistência técnica necessária para os produtores, desde o plantio até o manejo.

Tratamento de madeira: outro curso recentemente disponibilizado em Ponte Serrada em parceria entre Senar e as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente foi o de tratamento de madeira. O objetivo foi orientar e ensinar os agricultores a preparar cercas com madeiras alternativas e não com madeira nativa. Com o tratamento adequado a vida útil da madeira é prolongada.

Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada